Cidade

Ocupação de leitos em Natal e Mossoró chega a 97%

30 MAI 2020

Foto: Demis Roussos/Assecom

A maior preocupação nessa crise provocada pelo novo coronavírus é o colapso nas unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas.

Segundo informações do secretário potiguar de Saúde, Cipriano Maia, até o momento existem 548 pessoas internadas nas redes pública e privada do RN, sendo 260 em leitos de UTI e unidades semi-intensivas e 288 em leitos clínicos. 

O cenário representa que em Natal e Mossoró a taxa de ocupação chegou a preocupantes 97%.

Em Pau dos Ferra está em 75%. No Seridó, 40%. A fila da regulação tem 93 pessoas, sendo 31 para leitos críticos. Ou seja: pessoas à espera de um leito, o que pode ser faltal em pouco tempo.

Mais

Cipriano aliviou o cenário lembrando que hoje (30) o Hospital de Campanha de Natal vai abrir novos leitos, "o que vai ajudar a reduzir a pressão da demanda". 

E que o governo estadual abirá leitos nas demais regiões do Estado durante a semana. 

Cenário

A internação pela covid-19 começou com maior número em hospitais privados, mas, de acordo com o secretário, a "internação de pessoas em estado grave mostra a mudança no perfil da epidemia entre grupos e extratos sociais, pois têm mais pacientes internados de gravidade de 1 e 2 na rede pública, no caso 171, do que na rede privada (89)". 

Situação

O secretário alerta que a retomada da “normalidade” já está planejada pelo Governo do Estado, mas é necessário alcançar metas de ocupação de leitos abaixo de 70%, declínio de casos e de óbitos e redução da taxa de contágio. 

Apela:

- Quem está em casa e usa máscara quando precisa sair está contribuindo para a retomada da vida normal. Por isso repito aqui o mantra: ‘fiquem em casa, usem máscara’ e encerro na perspectiva de que esse fim de semana seja bem utilizando para reflexão de toda a população sobre a necessidade do isolamento social.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias