Política

Oficina Ortopédica do SUS para pessoas com deficiência em Natal

26 NOV 2021

Foto: Divulgação

A capital-potengi terá a partir de janeiro uma oficina ortopédica fixa para a produção de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção.


O Ministério da Saúde habilitou a Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção) para abrir a unidade, para atender à demanda reprimida existente não apenas na capital, mas em toda a Grande Natal.


Fundada e sediada em Pau dos Ferros há 27 anos, a Abenção atende a pacientes de 37 municípios da região do Alto Oeste, com referência na atenção integral e gratuita à saúde das pessoas com deficiência por meio do SUS e já administra a primeira Oficina Ortopédica habilitada pelo MS no RN, também em Pau dos Ferros.


Explica a diretora-geral da entidade, Nadja Diógenes:


- Há muito tempo planejávamos a implantação dessa oficina, tendo em vista que há muitos PCDs precisando de próteses para garantir sua locomoção  e desenvolver suas atividades pessoais e profissionais com toda a autonomia possível. O ato que sela nossa parceria com o Ministério da Saúde chega em ótima hora.


Portas abertas


Informa que a Abenção já tem toda a estrutura pronta em Natal e conta também com equipe de técnicos multiprofissionais, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos ortesistas e protesistas. Faltava apenas a habilitação do MS para poder começar a operar.


Entre outros instrumentos, as oficinas também produzem e oferecem, gratuitamente: coletes, palmilhas, calçados ortopédicos, cadeiras de rodas adaptadas, bengalas, muletas, andadores, aparelhos que corrigem alterações motoras e adaptações diversas na área da Tecnologia Assistiva, para pessoas com deficiências físicas e outros tipos de deficiências.


Nadja Diógenes diz que contou com o apoio da classe política do Estado para consolidar a parceria com o Ministério da Saúde, em especial do ministro potiguar Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), deputados federais Beto Rosado, Benes Leocádio e General Girão; dos deputados estaduais Raimundo Fernandes e Getúlio Rêgo; e do ex-prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rêgo. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias