01 OUT 2023
Natural do município alagoano de Arapiraca, o magistrado também é escritor, narrador e editor de audiolivros.
Numa audiência em 2022, ao ser chamado por “rapaz” em plena audiência, o juiz Kleiton Ferreira postou o vídeo e escreveu: “Pronomes de tratamento: doutor, excelência, e… Rapaz. Essa é a beleza das múltiplas formas da linguagem e comunicação, junto com seus efeitos, a exemplo de transformar um adulto de 40, em um jovem RAPAZ”.
Iniciou sua vida profissional como faxineiro na loja do pai. Depois o pai o promoveu a entregador de móveis. Depois ele passou no concurso para carteiro. Após, estagiário da Justiça Federal. Formou-se em Direito e advogou. Por 10 anos.
Em 2019, foi aprovado no concurso para juiz federal substituto do TRF da 2ª Região, e empossado em novembro de 2021. Assumiu a Vara Federal de Macaé (RJ), na qual atuou até ser removido para a 14ª Vara Federal de Patos.
Em maio de 2022, foi para a Justiça Federal na Paraíba (JFPB), designado pela presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) para a 14ª Vara da Subseção Judiciária de Patos, no Sertão paraibano.
Na época, Kleiton Ferreira declarou sobre o novo desafio.:
- Me sinto muito honrado e feliz. A expectativa de voltar para mais próximo de minha terra é a melhor possível. Sou de Alagoas, mas a Paraíba é especial para mim em razão da contribuição literária e histórica que o estado tem para o Nordeste. Lins do Rego, José Américo, Ariano Suassuna, entre outros, são mestres que me inspiram, porque escrever, junto com exercer a judicatura, são as duas coisas que me realizam.
Autor(a): BZN