Polícia

Operação Carnaval: onze ocorrências ao longo do fim de semana em Natal

14 FEV 2021

Foto: Reprodução Prefeitura de Natal

Com a pandemia do novo coronavírus, os tradicionais eventos de rua de Carnaval ficam proibidos, este ano, para evitar as aglomerações e a disseminação do vírus. 
Neste sábado (13) e madrugada do domingo (14) foram registradas onze ocorrências segundo informações da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que resultou em apreensões de equipamentos de som, interdição de bloco carnavalesco e notificações de bares.

Para a fiscalização uma força tarefa entre e a prefeitura de Natal e governo do RN foi montada para atuar nas ruas e atendendo às denúncias da população. Os fiscais da Semurb e de outras secretarias estão atuando junto com o efetivo policial da Guarda Municipal e Polícia Militar, para atender as ocorrências de aglomerações em festas públicas ou em área de privada de acesso público, e também quanto ao uso de paredões de som, proibidos por lei em Natal.

Nas rondas realizadas foram apreendidos equipamentos de som nos bairros de Brasília Teimosa e Nazaré. Já a maior aglomeração foi registrada no bairro de Santos Reis, em Brasília Teimosa, onde estava ocorrendo um evento com uma grande quantidade de pessoas na Rua da Liberdade.  

Segundo o supervisor de fiscalização da Semurb de plantão, Felipe Oliveira, o Ciosp (190) recebeu informações de que no local estaria ocorrendo um Carnaval de rua, o que foi constatado. 

O supervisor relata ainda que outra denúncia via 190 foi recebida sobre evento de Carnaval nas ruas da comunidade Passo da Pátria e que as equipes de segurança realizaram a dispersão, mas o responsável não foi identificado.

Além disso, vários estabelecimentos foram fiscalizados para verificar se  atendiam a todos os protocolos do Decreto 12.135/20 de combate ao Coronavírus nos bairros da Cidade da Esperança (Zona Leste), Potengi, Redinha, e Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte) e também Lagoa Nova (Zona Sul).

Entre eles um bar situado no interior de um Clube em Lagoa Nova que na sua rotina, já realiza eventos com grupos musicais.  O local atendia a todos os protocolos com exceção de algumas mesas que estavam muito próximas. “Solicitamos o reparo da desconformidade e vamos acompanhar a situação”, disse o fiscal.

Já em Cidade da Esperança um bar teve 13 mesas e 50 cadeiras apreendidas por  funcionar com os equipamentos na via pública. Também no mesmo bairro, uma lanchonete teve 15 cadeiras e 05 mesas apreendidas pela fiscalização, pelo mesmo motivo.

Já no bairro do Potengi, um estabelecimento que estava prestes a realizar um evento com música ao vivo e cuja banda estava instalada na calçada foi autuada por ausência de licença de uso do espaço público.

E por fim dois bares situados na comunidade da África encontravam-se realizando eventos com caixas de som amplificadas em alto volume e indícios de que haveria grupos musicais estavam sendo aguardados. 

Qualquer ocorrência visualizada pela população pode ser informada diretamente ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190.

Fonte: Prefeitura de Natal



últimas notícias