Polícia

Operação Chupim: PF nas ruas de Natal e Nova Cruz

06 AGO 2020

Foto: PFRN

Endereços dos municípios de Natal e Nova Cruz foram visitados no início da manhã de hoje (6) por policiais federais, que cumpriram três mandados de busca e apreensão.

Foi a Operação Chupim, que apura fraude e desvio em financiamentos vinculados ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura), além de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

Modus operandi

A investigação começou com apuração interna do Banco do Brasil, que identificou atuação irregular do gerente da agência bancária em Canguaretama em 85 financiamentos do Pronaf, causando prejuízo de R$ 2,18 milhões.

Mais

Segundo a PF, eram financiamentos fraudulentos “que os mutuários sequer sabiam do negócio realizado, pois eram contratos fictícios sem a efetiva entrega dos animais, além de financiamentos com sobrevalorização da negociata”.

Ou seja, o gerente usou contas bancárias de terceiros para movimentar recursos desviados do Pronaf.

A PF diz que também mira em suspeitas de pagamento de vantagem indevida a um servidor do Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), responsável por elaborar as propostas simplificadas de crédito vinculadas aos financiamentos fraudulentos.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias