Polícia

Operação: PF nas ruas de Natal, Parnamirim, João Pessoa e Recife

19 ABR 2022

Foto: PFRN

A Polícia Federal deflagrou hoje (19) a Operação Veios, em conjunto com Polícia Civil, Polícia Militar e Força-Tarefa de Segurança Pública SUSP, para o cumprimento a 13 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário potiguar, nos municípios de Natal e Parnamirim, no RN, João Pessoa (PB) e Recife (PE).


No alvo: desarticular organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais que atuava, principalmente, na região metropolitana de Natal, utilizando como base a comunidade de Mãe Luiza.


As investigações começaram no final do ano de 2021. Período em que foram identificadas as principais lideranças da facção criminosa que domina o tráfico de entorpecentes e de armas em Mãe Luíza, “valendo-se de pontos de armazenamento e comércio da substância ilícita, bem como a criação de uma rede estruturada de pessoas voltadas para a traficância. Assim, além dos chefes do grupo, serão responsabilizados, também, os fornecedores e distribuidores da droga”, informa a PF.


Modus operandi 


Segundo a PF, a cúpula da organização criminosa, instalada em João Pessoa, “adquiriu, tanto naquele estado, quanto no Rio Grande do Norte, diversos bens móveis e imóveis com os lucros obtidos através da atividade ilícita, os quais tiveram sua origem e propriedade ocultados e dissimulados”.


Os presos serão encaminhados para as sedes da PFRN, Paraíba e Pernambuco e responderão, “na medida de suas participações, pelos crimes de integrar organização criminosa (artigo 2º da Lei nº 12.850/2013), tráfico de drogas (art. 33 da Lei n.º 11.343/2006) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei n.º 9.613/1998), dentre outros em apuração”.


Em tempo


O nome da operação é alusão à “Batalha de Veios”, em que o Exército Romano realizou um cerco à cidade etrusca de Veios, com estratégias bem-sucedidas, que levaram Roma à vitória e conquista daquele território.


Explica o delegado PF 
Mateus Arcas Lopes dos Santos - Chefe do Setor de Inteligência da PF no RN:



Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias