Saúde

Óticas Diniz promove “Jantar às cegas” e desperta para a importância da saúde ocular

14 OUT 2022

Foto: Divulgação

A noite dessa quinta-feira (13) foi diferente para alguns dos convidados do III Jantar às Cegas, promovido pelas Óticas Diniz, em parceria com o Hospital de Olhos do RN, no Marechal Restaurante, em Natal. A experiência foi experimentar uma imersão gastronômica sem ver o menu, em comemoração ao Dia Mundial da Visão, um momento para descobrir novas percepções do corpo sem enxergá-las.

O desafio diário de pessoas com deficiência visual chamou atenção dos presentes para compreender as necessidades de quem não tem visão pode abrir novas ideias sobre a alimentação. Participaram do evento médicos oftalmologistas, formadores de opinião, influenciadores, integrantes da Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (Adevirn), e da Sociedade de Oftalmologia do Estado do Rio Grande do Norte (Soern).

O restaurante foi adaptado para quem convive com algum tipo de deficiência visual, e, além disso, todos os convidados vivenciaram a experiência da visão limitada, mas em condições de compartilhar os aprendizados e atentar para os cuidados com a saúde ocular. Todo o cardápio foi definido anteriormente por critérios de intolerância à determinados ingredientes.


Sobre o Dia Mundial da Visão

O Dia Mundial da Visão, comemorado no dia 13 de outubro, é um marco na conscientização da população para provocar uma discussão sobre a deficiência visual. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 3,4% da população do país com dois anos ou mais de idade declararam ter muita dificuldade ou não conseguir de modo algum enxergar. Esse número representa o equivalente a 6,978 milhões de brasileiros.

Autor(a): Marcos Pinto



últimas notícias