Polícia

Para Bellum: PF faz operação no Pará para apurar fraude na compra de respiradores

10 JUN 2020

Foto: PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (10) a Operação "Para Bellum", no Pará.

Na mira, "apurar a existência de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo Governo do Pará, mediante contrato com dispensa de licitação, justificada pelo período de calamidade pública em virtude da pandemia do COVID-19", diz a PF.

Cerca de 130 policiais federais participaram da operação, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal.

Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão,  expedidos pelo ministro Francisco Falcão, do STJ, no Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal. 

O ministro também determinou o bloqueio de R$ 25 milhões governador e de outros sete envolvidos. Levantamento feitos pela Procuradoria-Geral da República indicam que o governador tem relação próxima com o empresário responsável pelo arremate do negócio. 

Segundo a PF, os "alvos são os suspeitos de terem participação nas fraudes, entre servidores públicos estaduais e sócios da empresa investigada".

As buscas foram realizadas nas residências dos investigados, em empresas, no Palácio dos Despachos (sede do Governo do Pará), nas Secretarias da Saúde, Fazenda e Casa Civil do PA.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias