Cultura

Paulo de Paula, o ser e o poder

26 DEZ 2020

Impactante. É a primeira palavra que vem à mente para falar sobre o livro do empresário Paulo de Paula, "Eu sou, eu posso!", lançado com o selo da Gente Editora, organizado por Iveraldo Guimarães.

Confesso que um livro que tem endosso do meu eterno professor Vicente Serejo, jornalista e membro da Academia de Letras do RN, já me leva à certeza de páginas confiantes de uma boa leitura.

A obra chegou a listas de best-sellers da PublishNews e da revista Veja, esta na seção de autoajuda. Alguns podem até considerar ser mais um desses livros que conduzem caminhos a serem seguidos para se alcançar objetivos. Mas eu entendi como páginas de escrita embasada na vida real em meio a profundos estudos.

As 360 páginas do livro prenderam-me. À leitura. Para saber imediatamente o próximo e o próximo e os demais capítulos. Impressionou-me como um empresário da envergadura de Paulo de Paula se desnuda no mais recôncavo da sua alma. Senti como se fosse um grito há muito engasgado.

Ele conta detalhes da sua vida, desde o nascimento pelas mãos de um parteira no Sítio Cucuruto, no município mineiro de Pratápolis, um lugar cheio de simplicidade onde moravam os seus pais, Eliza e Sebastião, herdado do avô Joaquim Urias de Paula.

E detalha os problemas psíquicos que se alongaram por anos de sua vida diante da forte personalidade de um menino em meio às limitações que a pobreza reserva, mas aliado à vontade de galgar caminhos do progresso. Sua inquietude passa a chamar atenção desde os tempos em que engraxava sapatos para chegar à ajuda da sobrevivência.

Um caminho longo que ele percorre com embasamento sobre amplo estudo que envolve Física Quântica, neurociência e filosofia oriental. Um pouco de psicologia, idem. Os acontecimentos da sua vida são explicados no contexto de fatores remetidos à uma diferença que eu desconhecia: a diferença entre cérebro e mente. O quanto somos pegos de surpresa pelo consciente e o inconsciente (esse que costumamos chamar de subconsciente).

Um recheio de nortes e horizontes que são repletos, primeiramente, da existência de Deus, passando por um série de emoções (do amor ao ódio, da felicidade à mágoa, do medo ao enfretamento, da tristeza à alegria), as conexões dos bilhões de neurônios, o propósito, o duo espírito/consciência. A descoberta do anticódigo. A intuição. Essa que pode salvar a vida.

É surpreendente como um menino de uma vida tão restrita de oportunidades alcançou portas que se abriram com a força do pensamento, da vontade, da garra e da fé. E, o mais importante: a gratidão. Esse sentimento nobre que impulsiona para dias melhores que chegarão.

Surpreendente como um menino não se entregou às dificuldades e foi em busca dos seus sonhos e chegou à cobiçada elite da Força Aérea Brasileira: piloto de caça (aeronave de combate). E quando chegou nesse ápice, sonho de muitos jovens que poucos alcançam, viu-se diante de outro imenso desafio: deixar a farda e assumir as empresas em dificuldades financeiras após a morte do sogro.

Surpreendeu mais um vez. Primeiro assumindo o balcão, como vendedor, para conhecer os anseios do mais importante para o crescimento de um empreendimento: o cliente. Percorreu diversos caminhos, valorizou outro setor fundamental para o sucesso: funcionários. Embasado sempre em análises de consultoria.

Até que chegou outro difícil momento: o de deixar as empresas. E abriu novos caminhos: a educação, onde se encontrou e permanece. Foi o fundador da primeira universidade particular do RN: a UnP. Até esse ponto, são muitos e impressionantes caminhos percorridos. E veio outro momento de dor, essa tão forte que por um tempo o desnorteou quase que por completo: a venda da UnP. E veio a superação, que ainda trilha. E realizar o tão sonhado projeto, que começou nos distantes anos 90: a cidade planejada em Pitangui, litoral norte potiguar.

Caminhos que ele começou a seguir para se libertar das insquietações psíquicas que são como fantasmas da infância. E foi na filosofia oriental que alcançou a respiração que libertou o ofegante.

Confesso! Gostei de cada página do livro. Deleitei-me não apenas com a história de vida, glórias e superações de uma figura que se tornou uma lenda viva no Rio Grande do Norte. Mas também pelo texto bem escrito, claro e objetivo, apesar das codificações de áreas tão complexas como a Física Quântica e a neurociência. Muito também pelo zelo com a ortografia. E a leveza das páginas ilustrativas.

Confesso! Vou ler novamente.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias