Economia

Pequenos negócios abrem mais de 2 mil novas vagas no 1° bimestre no RN

30 MAR 2022

O segmento das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte tem mantido o ritmo de novas contratações e segurado o índice de geração de emprego logo no início do ano. 


Em fevereiro, as organizações de menor porte foram responsáveis pela criação de 2.169 novos postos de trabalho formal no estado, enquanto as médias e grandes empresas finalizaram o mês com um saldo negativo em 562 vagas, o que fez o RN ter um saldo 1.644 empregos no segundo mês do ano. Os pequenos negócios se encarregaram de realizar a contratação de 2.079 novos trabalhadores no primeiro bimestre de 2022. 

 

Os números de vagas no bimestre deste ano ficaram bem abaixo dos registrados no início do ano passado. Entre janeiro e fevereiro de 2021, os pequenos negócios haviam acumulado a geração de 7.147 novos postos de trabalho, quantitativo que compensou as baixas nas empresas de maior porte, já que no período as médias e grandes empresas perderam respectivamente 2.035 e 1.792 vagas no RN. 

 

Esse cenário do mercado de emprego formal é abordado no Mapa do Emprego do RN, edição referente a fevereiro de 2022. Trata-se de um informativo elaborado mensalmente pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que analisa a evolução das contratações e demissões formais, tendo como base os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao segundo mês do ano, e foi publicado nesta quarta-feira (30). Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) para as empresas, o que traz diferenças na comparação com resultados dos anos anteriores a 2019. O boletim está disponível para visualização e download no portal do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br). 

 

 O Mapa do Emprego do RN indica que, em fevereiro, as corporações instaladas em território potiguar realizaram 15.390 admissões de funcionários no regime celetista. No entanto, neste mesmo período, ocorreram 13.746 desligamentos. Somente as microempresas e as empresas de pequeno porte contrataram mais no mês (1.836 e 333 novas vagas geradas, respectivamente). 


As médias empresas perderam 520 postos de trabalho, enquanto as grandes outros 42. Com isso, o saldo de empregos ficou em 1.644 vagas em fevereiro, porém, essas baixas nas organizações de porte maior pelo segundo mês consecutivo levaram o Rio Grande do Norte acumular uma perda de 834 postos de trabalho em 2022. Hoje, o estado possui uma massa de 438.653 trabalhadores contratados com carteira assinada. 

 

De acordo com o Mapa do Emprego do RN, Natal foi a cidade que mais abriu vagas no mês. Foram 925 novos empregos criados, seguida de Mossoró, que gerou 497 novas frentes de trabalho. Parnamirim ficou na terceira posição com a criação de 191 novas vagas, seguido de Lagoa Nova e Caicó que criaram 131 e 112 novos postos de trabalho, respectivamente. No entanto, houve perda de emprego em cidades, como Baraúna (-310),  Apodi (-357), Baía Formosa (-149), São Bento do Norte (-79) e Assú (-57).



Fonte: Agência Sebrae RN



últimas notícias