25 NOV 2021
Reconhecido como grande escritor e jurista pernambucano, José Paulo Cavalcanti, 73 anos, foi eleito na tarde de hoje (25) para ocupar a cadeira que foi do ex-vice presidente Marco Maciel na Academia Brasileira de Letras (ABL).
Já é imortal da Academia Pernambucana de Letras. Seu livro “Fernando Pessoa Uma Quase-Autobiografia” tem edições em pelo menos dez línguas de outros países.
Currículo
Na página da Comissão Nacional da Verdade, da qual fez parte, seu currículo:
- O jurista José Paulo Cavalcanti Filho (Recife, 21 de maio de 1948) é advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi secretário-geral do Ministério da Justiça e Ministro (interino) da Justiça, no governo do Ex-presidente José Sarney.
Foi também Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da EBN (depois Empresa Brasil de Comunicação- EBC) e do Conselho de Comunicação Social (órgão do Congresso Nacional).
Consultor da Unesco e do Banco Mundial, ocupa a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras.
Elogio
No Twitter, o ministro Ribeiro Dantas (STJ), que é acadêmico da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL), escreveu, com a capa do famoso livro do novo imortal:
- A Academia Brasileira de Letras se enriquece com a eleição do grande escritor e jurista José Paulo Cavalcanti, orgulho de Pernambuco, do Brasil e dos amigos!
Autor(a): Eliana Lima
Vereador de Martins propõe que prefeitura doe 250 reais para cada bloco comprar
21 FEV 2025