Polícia

Perseguição na PCRN: delegada quer punição para policiais que divulgaram ação em Tibau do Sul

09 MAI 2024

Nunca antes na história da Polícia Civil houve tanta repressão contra agentes. E busca por holofotes positivos. Pelo menos nos meus mais de 30 anos de jornalismo cobrindo o Rio Grande do Norte vi coisa parecida com o que ocorre no governo do PT potiguar. 


Dessa vez, eis que a delegada Paoulla Benevides, como secretária Executiva e de Comunicação Social (Secoms), enviou ofício para o diretor de Polícia do Interior (DPCIN), Marcos Geriz, solicitando todas as punição “cabíveis” para os policiais da 103ª Delegacia de Polícia Civil de Tibau do Sul que divulgaram, por WhatsApp, diga-se, o estouro de uma “boca de fumo” e a apreensão de menor infrator na Praia de Pipa.


Vejam vocês!


A delegada justificou a norma da Secretaria Executiva e de Comunicação Social (Secoms) para “zelar pela imagem pública da Polícia Civil, buscando fortalecer a percepção positiva da instituição perante a sociedade, e ainda considerando que cabe exclusivamente a SECOMS coordenar, executar e divulgar as atividades relativas à comunicação social e às relações públicas da Instituição, conforme a Portaria Normativa n. 012/2024”. 


E publicou a informação repassada pelos agentes que provocou a ira:


- Esta Secretária Executiva foi informada que policiais lotados na 103° Delegacia de Polícia Civil de Tibau do Sul, produziram e divulgaram, por conta própria, em grupos de whats app, o release que segue: “Policiais Civis da 103° Delegacia de Polícia Civil de Tibau do Sul, na tarde de ontem (02/05/24,) após investigação criminal, deflagraram uma operação repressiva com o objetivo de fechar uma "Boca de fumo", localizada no centro de Pipa.


No momento da incursão ao ponto de venda de drogas (lojinha como são chamadas), um adolescente foi apreendido no local, bem como dezenas de trouxinhas de maconha, papelotes de cocaína e de haxixe, além de rádio comunicador, circuito de câmeras na rua, balanças de precisão e dinheiro fracionado.


O menor AVCA , com 14 anos de idade, responde a alguns atos infracionais, tais como assalto e tráfico de drogas praticados em Natal, tendo inclusive sido internado junto ao CIAD/CASEP, mas estava foragido.


Essa já é a segunda "boca de fumo" que a PC de Tibau apreende menor de idade traficando, deixando claro que as facções criminosas, de forma covarde, utilizam-se de crianças e adolescentes para comercializarem entorpecentes e, quando são flagrados, a sanção é menos gravosa, sendo rapidamente substituídos.


A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181 e do disque Polícia Civil de Tibau do Sul / PIPA, pelo WhatsApp (84) 99939-3627."


Mais!


A indignação maior foi um vídeo “fora do padrão da Secoms”: “Além do texto acima, imagens com brasão da polícia civil e nome "delegacia de pipa" (SEI n. 26417801) e vídeo fora do padrão da SECOMS”.


Tem mais!


Ressaltou no ofício que “a vestimenta utilizada pelos policiais envolvidos na ação também se encontra em dissonância ao preconizado no parágrafo único do art. 19 da Portaria ora mencionada, conforme se observa através das imagens em anexo”.


Finaliza: “Diante de todas essas considerações, SOLICITO que V. Exa. se digne em identificar, e tomar todas as medidas cabíveis, o policial (ou os policiais, se for o caso) responsável por fazer a divulgação paralela, em redes sociais, da ação policial mencionada, em dissonância a norma prevista na Portaria Normativa n. 012/2024 - GDG/PCRN”.


Toda solidariedade do BZN aos bravos e perseguidos agentes da gloriosa PCRN.


Em tempo


A Secoms deveria observar as regras da nossa língua portuguesa. WhatsApp - assim como Facebook, Instagram, YouTube etc. - é nome próprio, portanto, usa-se inicial grandona.

Autor(a): BZN



últimas notícias