28 AGO 2024
A tradicional Festa de Sant’Ana de Currais Novos, realizada no mês de julho, gerou impactos significativos para a economia local e registrou grande aprovação tanto por parte do público participante quanto dos empresários. Os dados são de duas pesquisas conduzidas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), que avaliaram a percepção dos participantes e o desempenho do comércio local durante o evento, e que foram apresentadas nessa terça-feira (27).
O levantamento revelou que 76,2% dos empresários ouvidos na pesquisa consideraram que o evento impactou positivamente suas vendas, destacando o papel fundamental da festa para o comércio de Currais Novos. De forma geral, Comércio e Serviços incrementaram em 13,3% seu investimento nos preparativos para o evento, na comparação com 2023.
O setor de Serviços foi o que registrou o maior crescimento com os empreendedores afirmando que aumentaram seu investimento médio em mais de 51%, o que resultou em um crescimento superior a 36% no faturamento médio diário.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, David Narwith, reforçou a importância de ter acesso aos números da pesquisa, que está no seu quarto ano. “A secretaria não tinha esses números e conversamos com Helder [presidente do Sindivarejo Currais Novos] sobre a importância desse levantamento. Eu percebo que a gente segue melhorando nos pontos que são apontados como negativos a cada edição”, ressaltou.
Perfil dos participantes
Outro ponto de destaque é o perfil dos participantes, que eram, em sua maioria, visitantes e turistas, representando 53,7% dos entrevistados. A pesquisa também apontou que a maior motivação para participação na festa é ainda a tradição (apontada por 39,8% do público); seguida das atrações musicais e festas gratuitas (citadas por 37,5%). Os números reforçam a importância cultural e religiosa da festa para a comunidade do município da região Seridó.
O levantamento também indica que a maior parte dos participantes (97,3%) pretende retornar à festa no próximo ano, o que demonstra a fidelização do público e o potencial contínuo de crescimento do evento.
Para o presidente do Sindivarejo Currais Novos, Helder Araújo, os resultados confirmam a relevância da Festa de Sant’Ana para a economia da região. “A Festa é uma das responsáveis pela movimentação econômica na cidade. No que cabe ao Sindicato, estamos sempre oferecendo capacitações, via Sistema Fecomércio e Senac-RN, para o empresariado se preparar para festa, e esse ano não foi diferente. Aqui, faço questão de registrar um agradecimento ao presidente Marcelo Queiroz, que sempre atende nossas solicitações”, afirmou.
A pesquisa completa está disponível no link.
Autor(a): BZN
Lula exige que a história dos presidentes do Brasil seja contadas de acordo com
09 JAN 2025