31 JUL 2025
Segundo pesquisa do instituto PoderData divulgada nesta quinta-feira (31), 59% dos brasileiros defendem que o país mantenha relações comerciais mais próximas com os Estados Unidos do que com a China. Outros 32% preferem uma aproximação com os chineses, enquanto 9% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também analisou os dados por perfil político. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 61% se mostraram favoráveis ao estreitamento com os EUA, enquanto 30% preferem a China. Já entre os eleitores do presidente Lula da Silva (PT), 58% escolheram os EUA e 33% optaram pela China.
O resultado reflete a preferência da maioria da população brasileira por um alinhamento mais próximo com os Estados Unidos, apesar de a China ser atualmente o maior parceiro comercial do Brasil em termos de volume de exportações e importações.
O levantamento, realizado entre os dias 26 e 28 de julho, ouviu 2.500 pessoas em 182 municípios de todos os estados do país, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Autor(a): BZN