23 AGO 2022
Com o intuito de combater a internação irregular de vinhos estrangeiros no país a partir da região de fronteira com a Argentina, a Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Descendentes de Vino. Policiais Federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Tiradentes do Sul (6) e Três Passos (2), ambos no Rio Grande do Sul, em endereços residenciais, comerciais e rurais apontados como possíveis depósitos de mercadorias.
A operação conta com o apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Receita Federal, Brigada Militar e Polícia Civil. Ao todo, participaram da operação cerca de 50 policiais e servidores dos órgãos envolvidos na ação.
As investigações foram iniciadas no mês de maio de 2021 e identificaram mais de 1.500 remessas postais da mercadoria pelo grupo. Em uma delas, a Polícia Federal apreendeu 46 caixas de vinho que haviam sido despachadas por meio da agência dos Correios do município de Três Passos.
Diligências realizadas identificaram que um grupo criminoso internalizava irregularmente vinhos para o Brasil, trazidos da Argentina em pequenas embarcações que descarregavam a mercadoria em um porto clandestino na margem brasileira do Rio Uruguai, na região de Tiradentes do Sul. Posteriormente, a carga era armazenada em depósitos até ser comercializada através de plataformas de comércio eletrônico e despachada para todo o Brasil por via postal.
Autor(a): Marcos Pinto
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal do MG