Polícia

PF desarticula grupo suspeito de oferta falsa de 200 milhões de doses de vacinas contra covid

25 MAR 2021

Foto: PF

A Polícia Federal cumpriu hoje (25) sete mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e Espírito Santo, expedidos pela Justiça Federal do Distrito Federal, contra um grupo suspeito de oferecer ao Ministério da Saúde, de forma fraudulenta, 200 milhões de doses de vacinas contra covid-19, com credenciais falsa de um consórcio farmacêutico.

Foi a Operação Taipan. Segundo a PF, os dois suspeitos chegaram a participar de reunião com representantes do MS, quando ofereceram para pronta entrega 10 milhões de vacinas, num valor aproximado de R$ 270 milhões.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato contra entidade pública e falsificação de documentos e de produto destinado a fins medicinais.

As investigações foram iniciadas a partir de notícia encaminhada à PF pelo próprio MS em que aponta que ao menos dois indivíduos, por meio de duas empresas, apresentaram credenciais falsas afirmando terem exclusividade para a comercialização do lote de vacinas.

Além do Ministério da Saúde, a oferta fraudulenta também era feita a outros gestores públicos.

As ações ocorreram nos municípios de Vila Velha (ES), com cinco mandados, e Paracatu (MG), com dois mandados. "Foram apreendidos computadores, celulares e documentos. O material será analisado  juntamente como outros dados da investigação que, até o momento, aponta uma tentativa de golpe, sem qualquer perspectiva  quanto à efetiva existência e entrega de vacinas", informa a PF.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias