Polícia

PF e Marinha fazem a maior apreensão de cocaína do ano

16 FEV 2021

O catamarã interceptado pela Marinha do Brasil e a Polícia Federal transportava para a Europa não 500kg de cocaína. Mas sim mais de 2,2 toneladas.

Quantidade indicada após a soma completa no desfecho da operação.

A PF explica no Twitter:

- A PF, em atuação conjunta com a @marmilbr, finalizou hoje (16) a apreensão de uma embarcação, na costa do Estado de Pernambuco, carregada com 2.216,5 kg de cocaína.

Na embarcação estavam cinco homens que foram presos e autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas.

A ação contou com a participação do Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcótico (MAOC – N), sediado em Lisboa/Portugal, da @DEAHQ (DEA/EUA) e da @NCA_UK (NCA/Reino Unido) reafirmando a importância das ações de cooperação policial internacional conduzidas pela PF.

A iniciativa reforça as diretrizes dos órgãos responsáveis pelo combate a crimes transnacionais no País quanto a mútua cooperação e troca de informações com outras instituições internacionais, visando a identificação de grandes organizações criminosas que atuam no Brasil.

A embarcação suspeita, com 5 tripulantes brasileiros a bordo, foi localizada a 270 km da costa de PE.

A ação é inédita com a utilização, pela Marinha do Brasil, de um Navio-Patrulha para atuação conjunta com a PF na interceptação de embarcações utilizadas para o narcotráfico.

A operação decorreu da troca de informações entre as agências, com a identificação do veleiro catamarã que teria partido do Brasil com destino a Europa.

Pessoal e material da PF e Marinha do Brasil foram empregados em conjunto como, por exemplo,o Navio-Patrulha Oceânico Araguari.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias