Polícia

PF novamente em Mossoró

19 NOV 2020

Foto: Terra Brasil

A Polícia Federal foi às ruas de Mossoró, nas cearenses Fortaleza, Russas e Caucaia e no Rio de Janeiro, na manhã de hoje (19).

Cumpriu 27 mandados de prisão, busca e apreensão, pela segunda fase da Operação KM Livre, que investiga organização suspeita de fraudes em locação de serviços de veículos, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Segundo o site Terra Brasil, foi encontrado dinheiro vivo dentro de caixas na sede de uma empresa em Fortaleza.

De acordo com a Crusoé, foi preso o ex-deputado federal José Adauto Carneiro, apontado como líder da organização criminosa.

O Terra Brasil informa que a PF confirmou que o grupo existe há cerca de 20 anos e também tem na liderança um ex-deputado estadual do Ceará.

As fraudes passavam por criação de empresas com participação de laranjas para forjar licitações, contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas, desvios de recursos, lavagem de dinheiro com aquisição de imóveis, empresas e transações no mercado financeiro.

“A lavagem de dinheiro seria realizada por meio da aquisição clandestina de corretoras valores e de sociedades em conta de participação do ramo de energia eólica, com a ajuda de operadores do mercado financeiro”, diz o Terra Brasil.

Em tempo

A primeira fase da operação foi deflagrada em 2016, em parceria com a Controladoria Geral da União, e apreendeu mais de R$ 5,9 milhões em dinheiro na sede de uma das empresas investigadas, localizada no Bairro de Fátima, em Fortaleza, lembra o TB.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias