Mundo

Pink Floyd grava canção em apoio ao povo da Ucrânia. Vamos apoiar

07 ABR 2022

Os britânicos da super banda Pink Floyd informaram hoje (7) nas redes sociais que à meia-noite lançarão a canção “Hey Hey Rise Up”, em apoio ao povo ucraniano, e também uma forma de protesto ao massacre e à destruição provocados pela Rússia na Ucrânia.


Será a primeira gravação conjunta da banda em 28 anos, divulgou a editora Warner Music, e terá David Gilmour e Nick Mason acompanhados pelo baixista Guy Pratt e Nitin Sawhney nos teclados.


Segundo a banda, eles serão acompanhados pela “voz extraordinária de Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox”, tirada da postagem no Instagram dele, quando na Praça Sofiyskaya de Kiev cantou 'Oh, The Red Viburnum In The Meadow', uma empolgante música de protesto folclórica ucraniana escrita durante a Primeira Guerra Mundial.


Toda renda será para a ajuda humanitária ucraniana, por isso pedem para que todos ouçam - aqui


O título da faixa do Pink Floyd foi tirado da última linha da música que se traduz como ‘Hey, hey, levante-se e alegre-se’. O vídeo de 'Hey Hey Rise Up' foi filmado pelo aclamado diretor Mat Whitecross e filmado no mesmo dia em que a faixa foi gravada, com Andriy cantando na tela enquanto a banda tocava. 


Gilmour, que tem nora e netos ucranianos, diz: 


- Nós, como tantos, temos sentido a fúria e a frustração desse ato vil de um país democrático independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por um das maiores potências mundiais.


Sobre suas esperanças para a faixa, diz: 


Espero que receba amplo apoio e publicidade. Queremos levantar fundos e moral. Queremos mostrar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir o país democrático independente em que a Ucrânia se tornou.


Formato 


A arte da faixa apresenta uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, do artista cubano Yosan Leon. A capa do single é uma referência direta à mulher que foi vista ao redor do mundo dando sementes de girassol para soldados russos e dizendo para eles carregarem nos bolsos para que, quando morrerem, os girassóis cresçam.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias