Política

Plataforma do governo federal soluciona 7 em cada 10 reclamações de consumidores no RN. Homens são os que mais se queixam

01 DEZ 2022

A plataforma on-line de solução de conflitos de consumo do governo federal, o Consumidor. gov. br, indica que, em média, 77,34% das reclamações registradas no Rio Grande do Norte foram solucionadas. 


Segundo o Ministério da Justiça, responsável pela ferramenta, bancos, financeiras e administradoras de cartão lideram o ranking de segmento de mercado, com 2.710 reclamações finalizadas e 78,45% de resolutividade.

 

Em segundo lugar, o setor com maior volume de insatisfação do cliente foi o de transporte aéreo, com 1.418 reclamações, seguido da operadoras de telecomunicações (telefonia, internet e tv por assinatura), com 1.327, e comércio eletrônico (1.013)
 

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O MJ informa que outros indicador positivo é que 98% das reclamações foram respondidas, entre janeiro e outubro deste ano. Em relação ao perfil de problemas registrados na plataforma, o principal ponto é a oferta não cumprida, serviço não fornecido e/ou publicidade enganosa. 


No RN, os homens são os que mais registraram reclamações no Consumidor.gov.br, com 64,55%, enquanto as mulheres respondem por 35,42% das notificações.

 

Ao se considerar o panorama regional, no Nordeste a média de solução chega a 77,41%. É a terceira maior taxa do país, ficando atrás somente das regiões Norte (78,26%) e Sul (78,25%).


Nacional

 

A plataforma permite a comunicação direta entre os consumidores e empresas para a solução de conflitos sobre produtos ou serviços adquiridos. O portal é gratuito e possibilita que os consumidores tenham a resolução de conflitos de forma rápida e desburocratizada.

 

No âmbito nacional, a média de resoluções das reclamações registradas chega a 77,28%, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O montante de processos finalizados é de 6 milhões, no período de junho de 2014 até outubro de 2022.

 

As principais reclamações são contra empresas bancárias, operadoras de telecomunicação e transporte aéreo, respectivamente. Os problemas mais frequentes são dificuldade/atraso na devolução e oferta não cumprida/serviço não fornecido. O prazo médio de resposta é de sete dias úteis e o índice de resposta é expressivo: 98% das ações. Atualmente, a plataforma tem 4 milhões de usuários cadastrados e conta com a participação de 1.265 empresas.

 

Como funciona

 

No Consumidor. gov. br, o registro de uma reclamação ocorre, exclusivamente, a partir da experiência individual do consumidor. Por meio da plataforma, o usuário registra sua reclamação e a empresa responde. Quem diz se a demanda foi respondida ou não, é o cidadão, tendo em vista que o processo é feito 100% online.

 

O primeiro passo é verificar se a empresa está cadastrada no sistema do Governo Federal. Após esta etapa, é necessário registrar a reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo de até 10 dias para a manifestação da empresa. Por fim, o consumidor poderá ter a chance de comentar a resposta, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e, ainda, classificar o grau de satisfação.

Autor(a): Eliana Lima



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