16 AGO 2024
Três policiais do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron) em Foz do Iguaçu foram presos e afastados da função pública, nessa quinta-feira (15), durante a Operação Honra, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram executadas com o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná e do BPFron, em endereços vinculados a três policiais de fronteira, atuantes na região.
Lupas de investigação revelaram a prática dos crimes de peculato, prevaricação, falsidade ideológica e organização criminosa. Os PMs desviavam mercadorias apreendidas e oriundas do Paraguai, especialmente eletrônicos.
Nas residências e em endereços vinculados aos policiais foram apreendidos “aparelhos celulares, documentos, anotações, mercadorias, valores em espécie e objetos ilícitos em poder dos investigados”.
As prisões, no entanto, foram em flagrante por posse ilegal de armas de fogo e munições, de uso restrito, além de “significativa quantia em espécie” apreendida na operação. Na residência de um dos policiais, “ainda foi encontrada uma granada de efeito moral”.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) informou que a sua Corregedoria-Geral prestou apoio ao Gaeco para o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
Autor(a): BZN