13 MAI 2025
Thiago da Silva Folly, conhecido como TH da Maré, foi morto na noite dessa segunda-feira (12), durante uma operação do Bope no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro.
Considerado um dos criminosos mais perigosos do estado, TH era apontado como o segundo na hierarquia do tráfico de drogas na região, dominada pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), rival do Comando Vermelho (CV).
Com 16 mandados de prisão em aberto por crimes como tráfico de drogas, homicídios e assaltos, TH era um dos bandidos mais procurados do RJ. Durante a operação que resultou em sua morte, dois policiais foram baleados ao se aproximarem de um esconderijo utilizado por ele na Favela do Timbau.
A trajetória criminosa de TH começou em 2009, quando atuava como auxiliar do tráfico. Com o tempo, ascendeu na hierarquia do TCP, tornando-se responsável por diversas comunidades do Complexo da Maré, incluindo Vila do João, Timbau, Baixa do Sapateiro e Vila dos Pinheiros.
Delegados e investigadores descrevem TH como um criminoso sanguinário e violento, envolvido em diversas ações contra forças de segurança. Ele foi indiciado por envolvimento na morte do cabo do Exército Michel Augusto Mikami, em 2014, e do soldado da Força Nacional Hélio Messias Andrade, em 2016.
Autor(a): BZN