13 FEV 2025
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, revelou que tanto Vladimir Putin quanto Volodymyr Zelensky manifestaram um desejo de paz durante ligações telefônicas separadas com ele nessa quarta-feira (12).
As conversas ocorreram após declarações do secretário de defesa de Trump, que indicou que Kiev precisaria abrir mão de seus objetivos históricos de se juntar à aliança militar da Otan e recuperar todo o território perdido para a Rússia, sinalizando uma mudança significativa na postura de Washington em relação ao conflito.
Por telefone, o presidente ucraniano e Trump discutiram “oportunidades para alcançar a paz” e a elaboração de um documento que aborde segurança e cooperação econômica. A ligação foi realizada logo após Trump ter informado que havia falado com Putin sobre a possibilidade de iniciar negociações imediatas para pôr fim à guerra na Ucrânia.
"Tive uma conversa longa e detalhada com o presidente Trump. Aprecio seu interesse genuíno em nossas oportunidades compartilhadas e em como podemos alcançar uma paz real juntos", disse Zelensky em uma publicação em suas redes sociais.
Zelensky destacou que Trump compartilhou detalhes de sua conversa com Putin. “Concordamos em manter contato e planejar reuniões futuras”, escreveu ele.
O presidente dos EUA comentou que também abordaram uma reunião que acontecerá em Munique, na Alemanha. “Ele, assim como o presidente Putin, quer fazer a PAZ. Discutimos uma variedade de tópicos relacionados à Guerra, mas principalmente, a reunião que está sendo marcada para sexta-feira em Munique, onde o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio liderarão a Delegação”, pontuou Trump.
Autor(a): BZN