11 JUN 2021
Depois de longos meses em revisão na capital cearense, o helicóptero Potiguar 1 (AS 350 B2/PR-YFF), da PMRN, volta a operar hoje (11) no estado.
A revisão foi minuciosa, obrigatória nos 12 anos de uso.
A aeronave, que mudou de cor - antes branca, agora preta - foi apresentada à governadora Fátima Bezerra pelo comandante Hildebrando Júnior, em evento no campo de futebol do Centro Administrativo do Governo, com presença do vice-governador Antenor Roberto, do secretário Francisco Araújo (Segurança), do comandante-geral da PM, coronel Alarico, e demais autoridades das forças de segurança.
A aeronave pertence ao Governo do RN e desde 2002 está a serviço das instituições que compõem as secretarias da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), de Administração Penitenciária (Seap) e ainda de Saúde Pública (Sesap), por meio do Samu 192, além Itep.
Gasto
Somente na manutenção e reposição de componentes foram investidos cerca de R$ 2,9 milhões, com mais R$ 400 mil do seguro, que também é obrigatório.
A cor
Segundo piloto e coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Hildebrando Júnior, o preto é uma tendência nacional: “Era preciso retirar pontos de corrosão e investimos na cor preta que a torna mais operacional. Isso nos dá mais camuflagem à noite para poder trabalhar com a polícia judiciária”.
O Potiguar 1 antes - foto de Canindé Soares
Autor(a): Eliana Lima