24 JAN 2025
O advogado potiguar Marcelo da Rocha Ribeiro Dantas, 38 anos, está prestes a inaugurar seu escritório de advocacia em São Paulo. Juntamente com dois amigos, Enrique Lewandowski e Eduardo Galan, o LGRD Advogados (Lewandowski, Galan, Ribeiro Dantas Advogados) será oficialmente lançado nesta sexta-feira (24).
(Da esquerda para direita) Eduardo Galan, Enrique Lewandowski e Marcelo Rocha
Marcelo Rocha, que estudou toda a sua vida no Colégio Marista Natal, formou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e fez mestrado em Direito Tributário na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Para Marcelo, tornar-se advogado foi algo natural. Por parte de pai, seu avô, o advogado Múcio Vilar Ribeiro Dantas, foi responsável pela instalação do Tribunal de Contas do Estado. Por parte de mãe, seu avô, o desembargador José Rocha, foi o fundador do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN).
O potiguar se especializou em Direito Tributário no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), possui um MBA em Gestão Tributária e uma pós-graduação em Direito e ESG pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Em 2014, já em São Paulo, começou a trabalhar na Barros Carvalho Advogados, ao lado do professor Paulo de Barros Carvalho, sócio do também potiguar Robson Maia Lins. Durante sua carreira, Marcelo passou por escritórios como Tauil & Chequer, Cescon Barrieu e Ayres Ribeiro Advogados.
Com uma equipe de seis advogados, a LGRD já atende clientes desde novembro de 2024, mesmo antes de sua inauguração oficial, atuando nas áreas de Direito Tributário, Empresarial e Contencioso Cível. Para Marcelo, o objetivo do escritório é que ele se torne uma "boutique jurídica de referência".
"Queremos construir um escritório de advocacia que não quer apenas solucionar os problemas dos nossos clientes, mas aprender com eles e enxergar nos desafios de suas operações novas oportunidades de crescimento e geração de valor. Em tempos em que as relações humanas vão dando espaço às inteligências artificiais, buscamos ser um elo entre passado e futuro, comprometidos em dar aos nossos clientes um atendimento personalíssimo, sem abrir mão dos últimos avanços da ciência, ética e sustentabilidade no mundo jurídico", afirmou o potiguar.
Além de seus pais e avôs, Marcelo destacou que sua maior inspiração no Direito, tanto como advogado quanto como ser humano, é o professor Robson Maia Lins. "Sou eternamente grato pelo acolhimento, não só como professor do mestrado e chefe na Barros Carvalho, mas como pessoa".
Autor(a): BZN