Política

Pra Frente Natal é destaque em evento do TCE-RN sobre eficiência e tecnologia na gestão pública

23 JUL 2025

Foto: Sempla

O uso de tecnologias emergentes na modernização da administração pública e na melhoria do atendimento ao cidadão foi o foco da palestra do secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, durante o encontro regional promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), em parceria com a Federação dos Municípios do RN (Femurn) e a Federação das Câmaras Municipais (Fecam).

Com o tema “Inteligência Artificial e o Princípio Constitucional da Eficiência — caminhos para a transformação digital dos serviços públicos”, o secretário apresentou, nessa terça-feira (23), no auditório do TRE-RN, reflexões e práticas sobre como a inteligência artificial (IA) pode ser aplicada para resolver gargalos históricos da gestão pública.

Foi a segunda participação de Vagner Araújo na série de encontros regionais organizados pelo TCE-RN, a primeira ocorreu em Mossoró. Diante de prefeitos, secretários e gestores da região litorânea, ele exemplificou o uso prático da tecnologia com a experiência do novo Plano Plurianual (PPA) de Natal, intitulado Plano Pra Frente Natal.

Segundo o secretário, o PPA da capital potiguar inovou ao utilizar uma assistente virtual com IA no WhatsApp, permitindo que milhares de cidadãos contribuíssem com sugestões de forma acessível e interativa. “A Inteligência Artificial não é mais uma promessa distante, mas uma realidade que pode transformar, com simplicidade e eficiência, a relação entre governo e população”, afirmou.

Vagner Araújo também destacou como a IA pode ser aliada na eliminação de filas e burocracias, especialmente em áreas como saúde pública, com o agendamento de consultas e exames.

A palestra reforçou a posição de Natal como referência regional na adoção de soluções tecnológicas voltadas à melhoria da gestão pública. O evento integra uma estratégia da Corte de Contas de aproximar os gestores das boas práticas de governança, planejamento e inovação.

Autor(a): BZN



últimas notícias