Política

Prefeito abre encontro sobre Plano de Gestão Integrada da Orla de Natal

25 MAI 2022

Foto: Alex Régis/PMN

O prefeito Álvaro Dias abriu o encontro que discutirá o Plano de Gestão Integrada da Orla de Natal. 


Sob o tema “Brasil Essa é Sua Praia”, o evento começou segunda-feira (23) e segue até amanhã (26), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. 
 
Discorreu o prefeito:


- Precisamos que Natal avance, caminhe para o futuro. Por isso é tão importante esse momento. Se eu pudesse estaria participando desse encontro. Precisamos ter uma atenção muito maior por nossa orla. Vamos pensar a cidade para as pessoas.


Enfatizou:
 
- É muito importante essa discussão da orla que iremos ter nesses próximos dias. Natal pagou um preço muito grande pelo Plano Diretor antigo e que precisava ter sido reformulado há mais tempo, pois impunha o atraso à nossa cidade. Perdemos 300 mil pessoas para municípios vizinhos por causa disso. Com isso perdemos recursos diversos. Mas vamos corrigir isso agora com o novo Plano Diretor. Precisamos fazer as pessoas se sentirem bem na cidade. Por isso investimos alto. 
 
Responsável pela organização das discussões, o engenheiro agrônomo e consultor Leonardo Tinôco destacou:


- A gestão das praias - elaboração de gestão integrada pelos municípios só poderá ser feita mediante a elaboração do PGI. Tem que ter representatividade e legitimidade para que possa refletir a sociedade como um todo.


Formato
 
Ma segunda aconteceu oficina em torno de orientações para o trabalho de campo, com visitas às praias da Redinha, Forte, Meio, Via Costeira e Ponta Negra, para analisar os elementos visuais e as questões sócio-ambientais de cada local. Na sequência acontecem os debates com a formação das mesas. Uma segunda oficina será realizada em julho e depois acontecerá a audiência pública para votação do Plano.
 
As oficinas estão sendo conduzidas pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Turismo (Setur), em parceria entre o Departamento de Turismo da UFRN (Detur) e o Ministério do Turismo (MTur).


Em tempo

O Projeto “Brasil, essa é nossa praia!” é fruto da parceria entre o Detur e o MTur, através do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 02/2019,  ação para orientar destinos turísticos na implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias