20 SET 2024
Diante dos estragos provocados pelo avanço do mar, em especial no processo de erosão do Morro do Careca, de acordo com relatório da Defesa Civil Municipal, e para frear o avanço sobre as estruturas urbanas e em toda a orla de Ponta Negra, até que o projeto da engorda seja finalizado, o prefeito Álvaro Dias decretou, nesta sexta-feira (20), estado de emergência.
A decisão ocorre após reunião do Comitê de Crise, criado pela prefeitura para enfrentamento de desastres naturais, e da solicitação de hoteleiros por medidas urgentes.
Detalhou o prefeito: “Estamos diante de uma grave ameaça de colapso do Morro do Careca. Não vamos permitir que aconteça, pois isso poderá acarretar prejuízos incalculáveis para toda a cidade e até coloca em risco a vida das pessoas, como aponta o relatório da Defesa Civil. Reuni o gabinete de crise da Prefeitura, decidimos pela decretação do Estado de Emergência e o próximo passo é definir o planejamento das ações, incluindo o perímetro da área que será interditada, qual o tipo de barreira iremos utilizar, assim como analisar o prejuízo para os equipamentos turísticos e a população da região, a fim de que a gestão municipal ofereça o suporte necessário”.
O relatório da Defesa Civil do Municipal apresenta a constatação que o processo erosivo avançou significativamente em curto período de tempo com a formação de voçorocas (desgastes provocados pela erosão), ampliando o desgaste do terreno, gerando o risco de desabamento em locais com circulação de pessoas e fazendo com que o local seja considerado de alta periculosidade.
Na análise, segundo a prefeitura, foi verificado o desabamento dos dissipadores de drenagens, recém-instalados pela Prefeitura em uma obra paralela à da engorda, e dos muros de contenção da maré na altura dos Hotéis Rifóles e El Aram. O Hotel Vila do Mar também sofreu com a invasão da água em seu terreno.
Autor(a): BZN
Dois nomes ligados a Styvenson na Prefeitura de Natal: Dina Pérez e Brenno Quei
31 DEZ 2024