30 AGO 2024
A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcart), disponibiliza nesta sexta-feira (30) o edital de recebimento de projetos culturais com base no Programa da Lei Djalma Maranhão de incentivo à cultura, publicado no Diário Oficial do Município. Os interessados já poderão realizar suas inscrições a partir desta segunda-feira (2), com o prazo se encerrando apenas no dia 2 de março de 2025.
Os projetos culturais devem visar à promoção do incentivo ao estudo, à edição de obras e à produção das atividades artístico-culturais nas seguintes áreas: música e dança; teatro, circo e ópera; audiovisual; literatura e cartum; artes plásticas, gráficas, filatelia; folguedos populares e artesanato; história da cultura e crítica de artes; acervo e patrimônio histórico-cultural; museus, centros culturais e bibliotecas; relíquias e antiguidades; capacitação, pesquisa e mapeamento; artes urbanas, grafite, hip hop; cultura digital, games, aplicativos, plataformas e canais digitais; políticas afirmativas; cultura LGBTQIAPN+; e diversidade étnica e cultural.
A seleção dos projetos culturais levará em consideração, preferencialmente, a distribuição igualitária nas quatro zonas territoriais do Município do Natal. Além disso, cada candidato poderá propor até quatro projetos por lei, desde que a soma dos valores dos projetos não ultrapasse 2% do valor total da Renúncia Fiscal, fixado em R$ 151.776,60.
Uma das novidades que o edital deste ano apresenta é a de que o Produtor Cultural deverá protocolar o seu projeto perante a Secretaria Municipal de Cultura, através da internet via Portal Directa. O projeto deverá estar em formato PDF, juntamente com a Proposta de Incentivo (formulário de inscrição), devidamente preenchida e assinada, e a documentação comprobatória necessária à sua identificação e à análise da proposta.
Para Danielle Mafra, secretária da Secult, a Lei Djalma Maranhão representa uma renúncia fiscal relevante e importantíssima para a cultura natalense e espera que novos projetos tenham êxito. “É importantíssimo dizer que essa lei representa uma renúncia fiscal muito relevante para a cultura do Natal, tendo a última renúncia em torno de R$ 14,5 milhões. Isso representa um investimento muito grande do município, onde através da renúncia fiscal e da pactuação com diversos produtores fazem esse fomento da cultura em nossa cidade. Esperamos que Natal possa incentivar através de uma importante renúncia em favor da cultura projetos exitosos e de relevância para a cultura natalense”, disse Danielle Mafra.
O Programa da Lei Djalma Maranhão utiliza a Renúncia Fiscal do Município incentiva a economia criativa, gerando emprego e renda no setor cultural e de produção na Cidade do Natal.
Autor(a): BZN
Lula exige que a história dos presidentes do Brasil seja contadas de acordo com
09 JAN 2025