Cidade

Prefeitura de Natal realiza Dia D contra a covid-19. Confira o esquema vacinal

26 NOV 2021

Foto: Sesap

A Prefeitura de Natal amplia amanhã (27) o público apto a receber a segunda (D2) e a terceira dose (D3) da vacina Pfizer. 


Qualquer morador do município que tenha tomado a primeira dose até 30 de outubro já pode receber a D2.


O reforço D3 para 58 anos e mais acontece hoje (26) e para 55 anos e mais na segunda-feira (29) - nesse caso é exigido que a pessoa tenha completado cinco meses (150 dias) da conclusão do seu esquema vacinal (a contar da segunda dose de Coronavac, Oxford ou Pfizer ou dose única da Janssen). 


Gestantes que anteriormente tenham recebido a Janssen devem procurar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer, desde que estejam no intervalo de cinco meses pós aplicação da dose única.


O dia


Neste sábado (27), a prefeitura realiza o Dia D da Mega Vacinação contra a Covid-19 na capital. 


Todas as salas de vacinação das unidades básicas de saúde do vão funcionar das 8h às 12h, com a aplicação da primeira, segunda ou terceira dose (exceto a UBS Panatis, que passa por manutenção).


Também funcionarão os drives do Via Direta e Nélio Dias, das 8h às 16h; e o trailer instalado na Árvore de Mirassol, das 18h às 22h (este funciona de quinta-feira a domingo). 


Toda a documentação necessária pode ser conferida no vacina.natal.rn.gov.br .


Vacinação em Natal


1ª dose


Pessoas com 12 anos e mais.


D2


Coronavac 


Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose.


Oxford


Podem receber a aplicação da D2 quem se vacinou até o dia 20 de setembro.


Grávidas que tomaram a D1 de Oxford:


As gestantes que tomaram a primeira dose e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a D2 podem completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.


Pfizer


A D2 está disponível para quem tomou a primeira dose até 30 de outubro.


Janssen


Gestantes que anteriormente tenham se vacinado com a Janssen é estiverem no intervalo de 5 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.


D3


Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 58 anos e mais na sexta (26) e 55 anos e mais na segunda-feira (29); e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos.


É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há cinco meses ou 150 dias para os idosos e seis meses ou 180 dias para os profissionais e trabalhadores da saúde; este último grupo ainda deve apresentar documentação comprobatória de vínculo.


Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias