Cultura

Prefeitura de SGA inicia projeto para valorização da cultura municipal

04 SET 2021

Foto: Isaias Carlos

O município de São Gonçalo do Amarante (RN) é o berço da cultura popular do Rio Grande do Norte. Buscando preservar essa memória e garantir sua perpetuação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu um roteiro cultural com os professores de artes e coordenadores das 53 escolas do município, nesta sexta-feira (3). A programação faz parte do projeto “Cultura no chão da Escola”, desenvolvido pela secretaria, junto às escolas municipais.

A visitação aos pontos turísticos foi regada a muita cultura: com dança, música e histórias. E é justamente essa cultura diversificada que a SME quer levar para dentro das escolas. “São Gonçalo possui uma importante e belíssima cultura, disseminada em todo estado. Esse projeto surge da necessidade de garantir a transferência desses saberes para as demais gerações. Então, imaginamos que uma das formas de fazer isso é mostrar para os professores e coordenadores pedagógicos, além daquilo que eles já conhecem, as raízes da cultura de nossa cidade. Dessa forma, a gente espera que eles levem essa informação para a comunidade escolar e transmitam que há um conhecimento que precisa ser valorizado, ensinado e repassado ao longo dos anos”, destaca Othon Militão, secretário municipal de Educação.

O início do passeio aconteceu no monumento do Galo Branco de Dona Neném, em Santo Antônio. Lá, os presentes puderam conhecer um pouco da história e importância do monumento , que é símbolo do folclore do estado, sua origem e referências. O grupo Coco de Calemba se apresentou e contagiou a todos. Ainda em Santo Antônio, os professores e coordenadores foram visitar o Mercado de Artesanato, e puderam conhecer um pouco sobre o processo de fabricação das peças. Seu José Santana, artesão, foi o responsável por essa apresentação e falou da importância de momentos como esse. “É uma alegria saber que esse conhecimento sobre artesanato vai chegar a muitas pessoas, trabalho pelo qual me apaixonei e com o qual sobrevivo até hoje”, contou.

No museu, que leva o nome de um dos grandes nomes da cultura de São Gonçalo, Séphora Bezerra, foi a vez dos educadores conhecerem mais sobre Dona Militana, a grande romanceira do Brasil; e também das danças, dos espetáculos e do contexto histórico de São Gonçalo. O Boi Calemba Pintadinho, grupo centenário do município, se apresentou, mostrando toda a beleza cultural do grupo.

Do museu, o cortejo partiu para a Igreja Matriz de São Gonçalo, no Centro, com o Pe. André. Na praça Sen. Dinarte Mariz, o grupo de capoeira Salve Zumbi, já estava a postos com toda sua expressão cultural para encerrar o quarto momento do dia.

Por fim, o encerramento aconteceu no Monumento aos Mártires, onde o Pe. Murilo Paiva apresentou as histórias e a importância dos Mártires de Uruaçu, padroeiros do estado.

A coordenadora pedagógica do CEMEF, Janaína Franco destacou a importância do projeto. “É importantíssimo para a educação e o saber cultural do município. Um roteiro muito bem feito, com falas e explicações muito pertinentes. Vai ser muito significativo repassar todo o conhecimento na escola. Ser esse canal de transmissão. A expectativa é que a gente consiga melhorar ainda mais aquilo que a gente já vinha desenvolvendo”, enfatizou.

Fonte: SGA/Ascom



últimas notícias