Política

Prefixo obrigatório: o que muda com a inserção do código 0303 em chamadas de empresas de telemarketing

28 ABR 2022

Foto: Anatel

Para evitar a prática de ligações indesejadas ao consumidor, a Anatel editou o Ato nº 10.413 (Procedimento Operacional para Utilização de Recursos de Numeração), que estabeleceu o prefixo 0303 para o serviço de telemarketing ativo. 

A implementação do prefixo 0303 pelas prestadoras e a sua adoção pelas empresas que prestam serviço de telemarketing ativo tcomeçou no dia 10 e março, para as redes das operadoras de telefonia móvel. Para as redes de telefonia fixa, o prazo final para o emprego do prefixo pelas prestadoras é 8 de junho. A partir desta data, todas as ligações para oferta de produtos ou serviços deverão ser realizadas com essa numeração padronizada.

A iniciativa tem o objetivo ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada ou não. 

Fundador da 3C Plus, startup do ramo de telefonia, Diogo Hartmann chama a atenção:

- É importante salientar que apenas as ligações de telemarketing que visam a venda de produtos e serviços terão que utilizar esse código. As ligações de cobrança, pesquisas e pedido de doações não serão afetadas.

Observa

O discador automático passa a ser ainda mais importante para a rotina das empresas que trabalham com oferta de produtos e serviços por telefone, já que a tendência é que aumente o número de consumidores recusando as ligações com o prefixo 0303. 

As empresas que contarem com um discador automático com reconhecimento inteligente de chamadas improdutivas - aquelas que vão para a caixa postal ou são recusadas - perderão menos tempo com esse tipo de situação, podendo focar apenas nos consumidores que concordam em receber contato por telefone.

Além disso, as empresas podem usar o mesmo número com o prefixo 0303 para receber chamadas. Assim o consumidor tem autonomia para contactar a empresa usando esse número receptivo. Com o ferramenta da 3C Plus as empresas podem trabalhar tanto com o telemarketing ativo quanto com o receptivo em apenas um dashboard.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias