Política

Presidente do Sindppen-RN repudia postagem de secretário sobre “moedas de troca” em presídios

06 SET 2025

Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN), Vilma Batista divulgou vídeo em suas redes sociais, neste sábado (6), em que manifesta forte repúdio ao reposte feito pelo secretário estadual de Administração Penitenciária, Helton Edi, que ironiza sobre “moedas de troca” entre apenados no sistema prisional.

No conteúdo que motivou a reação, o secretário compartilhou a ideia de que, dentro das cadeias, as únicas moedas de troca seriam “cigarros e o orifício anal”. Para Vilma, a fala é inaceitável e desrespeitosa com o trabalho da Polícia Penal.

Afirma: “Até o nosso secretário assumir a gestão, não existia nenhuma moeda de troca porque quem mandava lá era o Estado, era a polícia penal mantendo a ordem. Mas após sua chegada, o sistema virou de ponta cabeça”.

Vilma lembrou episódios de violência ocorridos após a posse do secretário, como execuções de presos, motins, rebeliões e até a morte do filho de um policial penal, além de ameaças constantes a agentes. Segundo ela, esses problemas refletem uma gestão “fraca, inoperante e irresponsável”.

A presidente do Sindppen-RN também criticou a defesa feita por Helton Edi da retomada das visitas íntimas, afirmando que esse modelo já havia gerado casos de violência e fortalecimento das facções criminosas dentro dos presídios.

É incisiva, cobrando providências das autoridades competentes: “Não é só a troca de orifício que está acontecendo nesse sistema prisional, estão acontecendo muitas outras coisas que o senhor se cala, passa a mão na cabeça”.

Conclui pedindo que seja aberto procedimento para apurar a conduta do secretário, destacando que a atual gestão estaria “acabando com uma política de Estado que manteve por quase dez anos o controle do sistema sem rebeliões ou mortes”.

Até o momento, a Secretaria de Administração Penitenciária não se pronunciou sobre o caso.


Autor(a): BZN



últimas notícias