Mundo

Primeira-dama ucraniana mostra vítimas do ataque russo

13 ABR 2022

Foto: Masha Feshchenko, 15 anos

Primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska mostrou no Instagram vítimas dos ataques russos no país europeu e conta a história de cada (tradução Instagram):


- Masha Feshchenko, de 15 anos, da região de Zaporizhia, perdeu a perna após fogo inimigo. Yuri Vetkin, roteirista e militar de Chernihiv, sobreviveu a um ataque de tanque que também o deixou sem uma perna. Alexander Chekmarev perdeu a perna ao tentar deixar Bucha ocupada quando seu carro foi abatido por um veículo blindado russo. Esposa e filhos morreram...


Todos os dias, a guerra fere gravemente centenas de ucranianos de todas as idades e sexos. Há cada vez mais pessoas com deficiência. Quem não teve ontem tem que se acostumar com um novo modo de vida. Eles precisam de reabilitação - tanto psicológica quanto física. Normalmente, a deficiência é percebida como algo que não pode ser feito. Mas é hora de fazer a pergunta de forma diferente - muito pode ser feito com isso! A vida deve continuar e continuar!


Estes são os dias em que a Ucrânia está mudando para um novo sistema de reabilitação para nossos cidadãos - moderno e amigável. Sua sigla IFF é a Classificação Internacional de Funcionamento, Restrição de Vida e Saúde. O caminho para o IFF levou muitos anos, mas nunca foi tão necessário para os ucranianos como agora. Atualmente, o Ministério da Saúde em conjunto com o Fundo Nacional de Seguro de Saúde e com o apoio de especialistas estão desenvolvendo um documento eletrônico especial – o Plano Individual de Reabilitação. Será para todos que precisarem, e permitirá que as pessoas com deficiência se recuperem e retornem à vida ativa - social e pessoal.


Agradeço às pessoas do Ministério da Saúde, ao Plenipotenciário da Presidente da Ucrânia Tetyana Lomakina e ao Governo por apoiarem minha iniciativa e meu pronto trabalho. A guerra pode ser traumática. Mas está em nosso poder transformar o trauma em força. É assim que vamos vencer.





Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias