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Produtos terroir serão destaques na Sweet Coffee Week 2021

26 OUT 2021

Foto: Divulgação

Fabricantes de produtos genuínos do Rio Grande do Norte, como a castanha de caju, mel de Jandaíra, camarão orgânico, queijos artesanais de coalho e manteiga apresentaram seus produtos aos donos de cafeterias, docerias e confeitarias da Grande Natal que participarão da edição inédita “Terras Potiguares” da Sweet Coffee Week. A aproximação foi realizada no início da semana na sede do Sebrae, em Natal, com os expositores do Espaço Terroir do Sebrae na Festa do Boi. A ideia é introduzir nas receitas dos combos da 11ª edição do circuito gastronômico, que acontecerá no período de 18 a 28 de novembro, os produtos terroir do estado.

A Sweet Coffee Week vai destacar no cardápio de doces e salgados, a culinária norte-rio-grandense que tem grande influência de colonização portuguesa e da cultura indígena. Cada empresa participante montará um combo contendo um doce, um salgado e uma bebida, que pode ser café ou mesmo um suco de fruta regional. No período de onze dias, os estabelecimentos cobrarão o preço único de R$ 22,90 pelo trio. As receitas com os ingredientes terroir buscam a valorização da cultura, costumes, tradições e história do povo potiguar.

Proprietária de duas lojas da Bocaditos Confeitaria Regional, a empresária Gisele Soares, esteve no encontro promovido pelo Sebrae com alguns produtores de castanha de caju, mel de Jandaíra, geleia de frutas típicas, doces cristalizados, camarão orgânico, queijos artesanais de coalho e manteiga, além de cachaça artesanal. Mesmo já tendo introduzido diversos ingredientes da culinária regional nas suas receitas, Gisele afirma que fez questão de conhecer novos e potenciais fornecedores, visando aumentar o leque de opções para a aquisição dos produtos terroir. “Essa aproximação é muito interessante, porque nem sempre a gente consegue ter um contato direto com o produtor rural. Eu gosto de conhecer a história de cada um, saber como é o seu processo produtivo, seus diferenciais”, explica.

Gisele Soares reconhece que o Rio Grande do Norte tem uma diversificação de produtos que podem ser utilizados nas receitas, seja doce ou salgada. “Essa mostra aqui nos dá uma pequena ideia da versatilidade desses produtos na culinária”, destaca. Sócia-proprietária da Queijeira 505, Verlânia Morais, tem nos queijos artesanais o carro-chefe da sua produção e aprovou a ideia de realçar os sabores dos queijos de coalho e manteiga em doces e salgados da Sweet Coffee Week, que este ano terá “Terras Potiguares” como temática. “O queijo é um produto muito versátil. Tem doceiras que fazem bombom de queijo de manteiga e fica delicioso. Com criatividade, podem ser criados doces e salgados à base de queijo, que pode ser a base de vários outros produtos”, ensina.

A empresária Marcia Kafensztok, que produz camarão e ostras orgânicas, afirma que a aproximação entre produtor e comprador fundamental para fortalecer os pequenos negócios, ampliado a carteira de clientes. “O camarão é um produto genuinamente potiguar e a Primar tem uma produção orgânica. É um camarão com várias classificações de tamanho, que tanto servem para recheios, como no tamanho maior para agregar sabor e valor à apresentação do prato”, explica Márcia.

O produtor de geleias Sabores da Vivenda, Gustavo Câmara, acredita que essa aproximação promovida pelo Sebrae pode potencializar as vendas, vez que muitas cafeterias e docerias desconhecem os produtos regionais, que são bastante versáteis. “É muito importante para a divulgação e experimentação dos nossos sabores. No momento em que esses empresários conhecem, passam a valorizar mais o que é produzido aqui no estado, com qualidade e as boas práticas de fabricação”, ressalta Gustavo.

A castanha de caju e o mel de abelha potiguar foram dois produtos apresentados pelo representante da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI) e da Federação UNICAFES, Ruberlânio Franco, aos empresários na mostra do Sebrae. “É um encontro muito oportuno para as cooperativas de agricultura familiar para mostrar nossos produtos com a perspectiva de gerar vendas futuras. Nossos produtos são usados em muitas receitas, sejam doces ou salgadas. Basta usar a criatividade para maximizar o uso dos nossos produtos e valorizar os ingredientes regionais”, afirma.

O proprietário da fábrica de Doces Mirassol, Daciano Aquino, também apresentou seus produtos e destacou que a iniciativa do Sebrae em facilitar o acesso do pequeno produtor aos potenciais clientes é fundamental para ampliar a carteira de clientes. Há 30 anos no mercado local, a empresa produz doces cristalizados de frutas como caju, goiaba e banana. “É importante esse contato direto com o cliente para mostrarmos os nossos diferenciais. O Sebrae nos proporciona essa divulgação presencial”, avalia, lembrando que tem uma variedade de 20 produtos.

 

Autor(a): Aura Mazda



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