05 SET 2022
O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) recebeu a visita de 66 estudantes que participam do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania (TJC). Os alunos são da Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante e do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Professora Lourdinha Guerra.
Eles foram acompanhados pelas juízas Rachel Vilar e Marcela Alves, coordenadoras do projeto no RN, além das juízas Daniela Lustoza e Stella Paiva de Autran Nunes, presidente e vice-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21).
As juízas explicaram aos alunos o funcionamento do TRT-RN e visitaram algumas de suas instalações, como o auditório do Tribunal Pleno, o Memorial, a Escola Judicial, a Biblioteca, o Cejusc e a sala de audiência da 4ª Vara do Trabalho de Natal.
Os estudantes tiveram também um encontro com a presidente do TRT-RN, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro. Ela agradeceu a visita e explicou a relevância dessa integração com o Tribunal.
“A importância do TJC é dar ao jovem uma visão da Justiça, não só da Justiça do Trabalho, mas do fazer Judiciário”, explicou a presidente. “E, a partir do conhecimento das dependências do Tribunal, se aproximar de uma Justiça que é voltada para o cidadão; é o diálogo com o cidadão. Por isso é muito importante esse projeto”.
Desde 2006, o TJC leva noções de Direito do Trabalho e cidadania para alunos de escolas públicas do Rio Grande do Norte. Ao longo do ano, juízes, procuradores e advogados se revezam em aulas para os professores e alunos das escolas selecionadas que, ao final do curso, apresentam o que aprenderam em um grande show reunindo professores, estudantes e familiares.
No Rio Grande do Norte, o programa é realizado numa parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21), Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), Secretaria de Educação do Estado do RN, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) e Associação Norte-Rio-Grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).
Autor(a): Marcos Pinto
Fonte: Comunicação Social do TRT-RN