23 OUT 2024
Na noite dessa terça-feira (22), A Coopmed, em parceria com a Sicredi, promoveu nessa terça-feira (22) um evento sobre “Fluxo e Demandas Médicas na Rede de Urgência”, que faz parte do Programa de Acolhimento e Capacitação para Cooperados da Coopmed-RN.
Para Cleide Oliveira, gestora administrativa da Coopmed, esse evento é uma capacitação para que os médicos entendam sobre regulação e fluxo. “Os médicos são responsáveis pelas vidas de muitas pessoas, graças a eles muitos de nós estamos vivos. Por isso é importante capacitá-los para que eles saibam como funcionam os fluxos nas unidades onde estão trabalhando, os processos de trabalho e como tudo funciona”, explica e acrescenta que não é só ver o paciente, mas também, é preciso entender como é a rotina e o funcionamento da unidade de saúde.
Para falar sobre o Programa de Acolhimento e Capacitação para Cooperados, o coordenador de escala Erick Fernandes ressalta que o momento foi pensado para gerar uma maior proximidade da cooperativa com o cooperado. “Haverão encontros posteriores que contemplarão especialidades como cardiologia, pneumologia, entre outras, de modo que possamos fornecer ao cooperado uma educação continuada”, reforça.
Sobre a capacitação, a diretora da Coopmed Ana Angélica Nogueira disse que, eventualmente, é preciso chamar um cooperado para conversar e reforçar essa ideia do cooperativismo. “Hoje a gente tem um investimento voltado para o jurídico dentro da cooperativa, com alguns momentos, para dar suporte aos médicos junto às diversas demandas que surgem, além de um trabalho voltado também para a assistência daquele cooperado que tem alguma limitação, e também para acolher todos os cooperados da melhor forma que a gente pode para proporcionar um serviço público de qualidade e segurança,” enfatiza.
Para Larissa Abrantes, que falou aos participantes sobre o tema “Fluxos da Rede de Urgência do RN”, a importância dessa capacitação é que muitas vezes o médicos se formam, mas não aprendem isso na faculdade. “É muito importante você entender como funciona o serviço público, entender para onde esse paciente vai e quem vai levá-lo. Muitas vezes você está em um plantão no interior e precisa saber para onde mandar o paciente”, destaca.
Para o médico cooperado Hugo Paiva, eventos como esses são muito importantes. “Principalmente para nós, que nos formamos recentemente e temos pouco conhecimento sobre os fluxos de regulação. Então é muito positiva essa ação de nos capacitar nesse sentido, de melhorar o processo de saúde e direcionamento dos pacientes“.
Ao final, foi realizado o sorteio de um estetoscópio para os médicos participantes. O evento foi realizado com o apoio do Sicred e representado por Magnoria Santos, que destacou a parceria e a importância da intercooperação, visando, principalmente as orientações e educação financeira aos cooperados.
Autor(a): BZN