Saúde

Projeto Verão: dicas valiosas de como preparar o corpo e saúde

30 NOV 2021

Foto: Reprodução

O verão começa no dia 21 de dezembro. Diante da iminência da estação mais quente do ano, inicia-se, também, o chamado "Projeto Verão", aderido por quem busca ganhos na estética e na saúde para aproveitar as praias, o sol e o calor. De acordo com o personal trainer e coordenador fitness da Bodytech Tirol, Thiago Siqueira, a menos de um mês para a chegada da estação, muitas pessoas resolvem intensificar o treino para chegar com mais saúde ao veraneio e quem sabe conquistar um corpo mais definido. Mas é preciso cautela. Ele ressalta que o ideal é sempre procurar orientação profissional e alerta sobre os perigos de sobrecarregar o corpo.

Para ele, um bom profissional de Educação Física saberá dosar a quantidade ideal de treino. "De fato, o excesso de exercício, musculação ou cardiorrespiratório pode ser prejudicial, principalmente para quem estava sedentário. Ao se exercitar extrapolando os limites, há o risco de lesões musculares ou articulares, além do cansaço excessivo", destaca.

Thiago revela que sempre aconselha os alunos a pensarem no longo prazo quando se trata de exercício. "O imediatismo em relação a resultados pode gerar frustração e uma experiência negativa, podendo, inclusive, provocar a desistência do programa de exercícios em pouco tempo", comenta, acrescentando que, com poucas semanas, seguindo um programa de treinamento bem elaborado, é possível perceber ganho significativo na força muscular, porém pouco em relação à estética. 

Preparação

Renata Filgueira, 32, pratica musculação ininterruptamente há 10 anos para a manutenção da saúde e afirma gostar de treinar. "Ir à academia, para mim, não é um fardo, mas sim um prazer", conta a arquiteta.

De olho no verão, Renata intensifica os treinos e muda a alimentação. Para ela, esses cuidados não podem ser passageiros. "O verão vem todo ano. Mas, quando acabar a estação, como ficamos?", questiona.

Os objetivos dela incluem reduzir gordura, tonificar os músculos e aumentar a disposição para aproveitar a estação. “Estou bem com o meu corpo, mas gostaria de ganhar um pouco de massa muscular para me sentir melhor”, revela.

Assim como Renata, Brena Belo, 25, dedica-se mais aos cuidados com o corpo e à saúde quando a estação mais quente do ano se aproxima. "Estou muito focada, seguindo uma dieta e uma rotina de exercícios bem intensa, com atividades cardiorrespiratórias e musculação. Sinto que ambos me proporcionam resultados positivos. Meus objetivos são tonificar os músculos e perder gordura", conta a estudante.

Hidratação

Durante os exercícios, existe a perda de líquidos por meio da sudorese, sendo isso acentuado em temperaturas mais elevadas. De acordo com o personal trainer e coordenador fitness da Bodytech Tirol, a hidratação via oral se revela suficiente para repor essa perda, e a quantidade dependerá da duração e intensidade do exercício. "Não podemos nos basear somente pelo sede que sentimos, e o consumo de líquidos deve preceder essa sensação", explica Thiago.

Quanto à redução de gordura, o personal trainer recomenda seguir uma abordagem que envolva aumento do gasto calórico (baseando-se no programa de exercício individualizado) e, em paralelo, um controle da quantidade e qualidade das calorias.

"Todo exercício promove a perda de gordura. Para potencializá-la, é preciso observar o programa de treinamento individualizado. Já para ganho de massa muscular, sem dúvida, a melhor opção é a musculação", conclui Thiago.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias