Política

Prometida desde 2010, a duplicação da Reta Tabajara finalmente começa a ser concluída

29 ABR 2022

Rodovia fundamental para desenvolvimento econômico e turístico do RN, a BR-304, conhecida como Reta Tabajara, foi cenário de muitos acidentes, vários fatais, diante dos riscos de única pista com duas faixas.

No distante ano de 2010, o Tribunal de Contas da União (TCU) jogou suas lupas sobre os projetos que se iniciavam para a duplicação da Reta Tabajara. De lá para cá foram complicações e paralisações.

O tormento, que ceifou muitas vidas e deixaram tantas outras gravemente feridas e mutiladas, finalmente começa a se aproximar do fim. Hoje (29), o  ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, entrega um novo trecho duplicado da Reta Tabajara, entre o entroncamento das BR-226/RN e BR-304/RN. Um conjunto de melhorias que somam R$ 421,4 milhões.

Após a liberação ao trânsito, o ministro vistoria a continuidade da obra, um dos principais empreendimentos de mobilidade urbana do Rio Grande do Norte, que vai beneficiar diretamente 1,5 milhão de habitantes dos municípios de Natal, Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

A previsão é de que a duplicação diminua o número de acidentes na rodovia federal ao facilitar o fluxo de 50 mil veículos que trafegam todos os dias pelo local.

Pois bem

Essa obra de extrema importância vinha se arrastando em holofotes e promessas.

Só para lembrar o mais próximo, no dia 3 de junho de 2013, a então presidente Dilma Rousseff desembarcou em solo potiguar para anunciar que o edital da duplicação da Reta Tabajara, trecho da BR-304 situado entre os municípios de Parnamirim e Macaíba, seria publicado no dia 20 de junho. Era tempo de efervescência já nas estradas de pavimentação das eleições. A obra estava prevista no tal Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na ocasião, o então presidente da Câmara Federal, potiguar Henrique Eduardo Alves, reafirmou a urgência das obras e disse que 126 pessoas morreram em acidentes na via nos últimos dois anos. “São obras importantes e necessárias para o Rio Grande do Norte”, disse.

Números recentes

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que de janeiro a setembro de 2020, 14 pessoas morreram em acidentes no local e outras 61 ficaram gravemente feridas. 

Em 2019, no mesmo período de tempo, foram 18 mortos e 72 feridos, em um total de 235 acidentes de trânsito. 

Em tempo

Em 2011, foi feito contrato para elaboração de projeto executivo de engenharia de adequação de capacidade, restauração, segurança de tráfego e eliminação de pontos críticos da Reta Tabajara, celebrado entre o Departamento de Infraestrutura de

Transportes/Superintendência Regional no Estado do Rio Grande do Norte – SRDNIT/RN e a empresa pernambucana Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda.

Os projetos foram finalizados em novembro de 2012, tendo recebido sua aprovação no início de 2013.

Traços da auditoria feita pelo TCU


Autor(a): Eliana Lima



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