17 NOV 2022
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) se destaca mais uma vez no Nordeste, e, proporcionalmente, o Rio Grande do Norte também merece um lugar no pódio dos dados proporcionais do Partido. Depois das urnas abertas das Eleições 2022, a ala tucana potiguar conseguiu 31,21% dos votos para deputado, se destacando com o maior percentual de votos para as Assembleias Legislativas de todo Brasil.
Foram eleitos nove parlamentares, inclusive o presidente da sigla, Ezequiel Ferreira, que conseguiu a maior votação proporcional para estadual do partido em todo país, com 3,76% dos votos. O segundo lugar foi para a deputada Mara Caseiro, com 3,48%, no Mato Grosso do Sul.
Para se ter uma ideia numérica do RN, em termos proporcionais, o Partido elegeu no Estado nove parlamentares, com 24 vagas. Em São Paulo, maior Estado do país, o PSDB também fez nove deputados, só que a Assembleia Legislativa paulista tem 94 parlamentares eleitos. Em termos proporcionais, o RN teve 31,21% dos votos, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 20,2%.
A Paraíba, que elegeu apenas três deputados, alcançou 9,35%. São Paulo teve 8,57% dos votos proporcionais, enquanto que o Rio Grande do Sul, que elegeu cinco, teve 7,19% dos votos para a Assembleia Legislativa. Os dados estão destacados no Portal do PSDB Nacional.
Autor(a): Marcos Pinto