Mundo

Quem se lembra de Nelma Kodama? A primeira denunciante na Lava Jato. Foi preso em Portugal por suspeitas de liderar tráfico internacional de drogas

20 ABR 2022

Com informações do canal português SIC Notícias:


- As autoridades brasileiras vão pedir a extradição de Nelma Kodama detida na terça-feira em Portugal por suspeitas de liderar uma rede internacional de tráfico de droga. A primeira denunciante do processo Lava Jato é suspeita de usar jatos privados para transportar cocaína do Brasil para a Europa.


Chamam-lhe imperatriz ou dama do Lava Jato, o maior esquema de lavagem de dinheiro e suborno de políticos na história do Brasil.


Foi detida num dos mais caros hotéis de Lisboa, onde ostentava uma vida de luxo. Passou, entretanto, a noite detida e nas próximas horas ficará a saber se o tribunal da Relação aceita o pedido de extradição das autoridades de Salvador da Baía.


À luz da investigação conjunta entre Portugal e Brasil, Nelma Kodama é uma das cabecilhas de uma rede criminosa de tráfico de droga que usaria jatos privados para fazer chegar cocaína à Europa.


Num dos voos com destino ao aeródromo de Tires em Lisboa foram aprendidos 500 quilos escondidos na fuselagem do avião.


Nelma foi a primeira denunciante da operação Lava Jato. Em 2014 foi condenada a 18 anos de prisão por corrupção, evasão de divisas e organização criminosa, mas acabou por ser libertada por um indulto do então presidente do Brasil Michel Temer.


Entre os seis detidos esta quarta-feira, era a única que estava em Portugal. A atual secretária foi também detida no Brasil, assim como o antigo namorado Rowles Magalhães, um advogado que, segundo a polícia federal, teria usado o ex-presidente do Boavista João Loureiro, que também seguia no voo, para iludir as autoridades e afastar suspeitas.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias