19 FEV 2024
São impressionantes os relatos de motoristas vítimas da fúria do governo de multar motoristas nas rodovias estaduais.
O Detran não informa mais se um dono de veículo tem multa ou pendência. E as armadilhas de multas são muitas. Pegam muitos de calça curta.
Pois bem
O último relato é estarrecedor. Aconteceu com amigos do BZN. Uma família (marido, esposa, dois filhos e cachorro) seguia do interior de volta para Natal e foi parada pela Polícia Rodoviária Estadual, no trabalho para o Detran. Tudo nos conformes, inclusive o cão na devida cadeirinha.
Mas, a ingrata surpresa: um agente puxou o celular, acessou os dados no Detran e constatou multa em aberto, que o motorista não tinha conhecimento.
Resultado: apreendeu o carro, tascou a multa e informou que o proprietário pagaria o rebocador. O motorista disse que tinha seguro com rebocador, mas foi recusado e como num passe de mágica o rebocador contratado pelo Detran chegou.
Desolada, a família chamou um táxi para seguir viagem. Mas foi avisada que um teria que ficar, por causa do cão, que contava como passageiro. Esposa, filhos e o cão foram, o motorista ficou. Conseguiu carona até à cidade para pegar um ônibus.
Veio o pior: teria que pagar também diárias do estacionamento contratado pelo Detran. Os dados podem ser acessados na hora, mas o pagamento de pendência, não. Em Natal, o motorista se deparou com a Central do Cidadão fechada. Era Quarta de Cinzas. Ou seja: mais tempo de diária para pagar.
Resultado: além do sufoco e do constrangimento, a família teve que desembolsar quase R$ 5 mil.
Alguns agentes dizem ficar constrangidos por situações dramáticas, mas seguem ordens.
Sabendo que os cofres estaduais estão em séria crise, essas ações não podem configurar extorsão?
E esse foi apenas um de inúmeros casos terríveis.
Autor(a): BZN
E a PEC 434, que altera critérios para escolha de ministros do STF? Dorme em be
26 NOV 2024