Polícia

Receita retém mais de mil garrafas de vinho argentino e diz que está atenta a encomendas postais, febre hoje em dia

08 JUN 2021

Foto: RF

A Receita Federal apreendeu ontem (7) em Salvador (BA) 612 garrafas que entraram no país de forma irregular, em transportadora aérea, com valor aproximado de R$ 90 mil.

É a terceira apreensão desse tipo em 2021 na capital baiana. No dia 14 de abril, 720 garrafas de vinhos argentinos foram apreendidas pela RF numa transportadora terrestre. No dia 23 de março, houve a apreensão de outras 173 garrafas.

Esse tipo de operação ocorre rotineiramente com o uso de ferramentas de análise de risco, diz a Receita, que no dia 31 de maio apreendeu em Florianópolis (SC) uma carga com 597 garrafas de vinho de origem argentina, que estava em transportadora da capital catarinense.

Pesando cerca de 900 quilos no total, a mercadoria foi despachada como se fosse lote de filtros de água. O destinatário seria uma pessoa física na cidade de São José, com valor estimado em R$ 31 mil.

Olhaí 

A Receita alerta que está atenta ao envio de mercadorias irregulares por meio de encomendas postais ou por transportadoras. 

Diz que esse tipo de “logística, que combina ainda canais de e-commerce, é utilizada para facilitar a comercialização e distribuição em todo o país pelos envolvidos no esquema”.

Crimes que “geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalado, além de evitar a circulação, em território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde”, diz a RF.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias