Economia

Riachuelo cria Instituto para fortalecer cadeia produtiva do Nordeste e netos de Nevaldo Rocha firmam parceria com o Sebrae-RN

10 JUN 2021

Foto: Lançamento em Natal - Instagram

A Riachuelo lança o Instituto Riachuelo, que concentrará as iniciativas da marca no âmbito socioeconômico. 

As atividades começam com "apoio e integração a projetos especiais, impactando cerca de 150 pequenos e médios empreendedores e mais de quatro mil pessoas no sertão nordestino". 

Das iniciativas, no RN chega com a capacitação de mais integrantes do Pró-Sertão, que já gerou cerca de cinco mil empregos diretos, beneficiando indiretamente aproximadamente 50 mil pessoas, e direcionado também, principalmente, aos projetos que envolvem a região interiorana do estado potiguar, "berço da companhia, onde tudo começou com o empresário e fundador Nevaldo Rocha".

Contará com a parceria do Sebrae-RN para o apoio às Oficinas de Costura, ao Projeto Bordado de Caicó e ao Programa de Artesanato Potiguar. O lançamento aconteceu em Natal com presença dos executivos Marcella e Gabriel Kaner, filhos de Lisiane Rocha, e do superintendente do Sebrae no estado, Zeca Melo. CEO do Grupo, o empresário Flávio Rocha participou de forma virtual.

Revela a neta Marcella Kanner, diretora de Comunicação do Instituto:

- Para o meu avô era importante ver a evolução da cadeia produtiva no dia a dia e enxergar oportunidades de geração de emprego. Nós identificamos uma porta aberta para resgatar esses valores e fortalecer cada vez mais a produção nacional. Por isso, nos dedicamos a estudar mais a fundo a região, que é a nossa casa, para ajudar de maneira efetiva em diferentes ações que gerem trabalho e renda.

Formato

Inicialmente a organização está estruturada para atender cinco principais pilares: oficinas de costuras, capacitando mais pessoas para atuarem no programa Pró-Sertão; bordado do sertão de Caicó; o artesanato potiguar em peças de cerâmica; e a circularidade das peças na cadeia produtiva por meio de doações e iniciativas que possam ressignificar resíduos têxteis, contribuindo para o desenvolvimento de uma economia criativa e mais sustentável. 

Além disso, o Instituto também atua com o algodão agroecológico, que tem crescente procura de empresas que desejam trabalhar com matérias-primas mais sustentáveis. "Queremos evidenciar a produção nacional desde a base até o consumidor final. Por isso, escolhemos estes pilares prioritários para ser a formação-base do Instituto", completa Marcella.

Oficinas de costuras 

Atualmente são mais de 70 oficinas de costuras que atendem o Grupo Guararapes, controladora das lojas Riachuelo, e três mil e setecentas pessoas empregadas diretamente pelo Pró-Sertão, programa estadual de incentivo à geração de empregos no semiárido do Rio Grande do Norte.

Agora, o Instituto Riachuelo somará ao auxílio já realizado pela marca em apoio a esses empreendedores para ensinar a sistematizar operações, instruindo tanto no processo produtivo, gestão de pessoas e gestão financeira.

"Queremos desenvolver a região e preparar esses empreendedores para que o Rio Grande do Norte e o sertão se tornem um polo têxtil de referência para todo o país e mundo a fora. Nossa missão é fazer o trabalho deles ser visto e reconhecido, além de ajudar para que eles possam caminhar com as próprias pernas e vender para o Brasil inteiro", afirma a executiva.

Bordado de Caicó

As técnicas do bordado do sertão do Caicó, tão tradicionais na região nordeste, já existem há mais de cem anos. E, agora, ganham o cuidado do Instituto que irá ajudar e garantir a preservação deste trabalho manual que é um patrimônio da cultura brasileira. Além disso, o Instituto irá auxiliar no nivelamento de qualidade dos produtos, incentivar grupos a fabricar novas peças que atendam as demandas do mercado têxtil, apoiar na operação e logística das peças.

Artesanato em cerâmica

O artesanato das peças de cerâmica, altamente conhecido na região do sertão, também ganhará destaque na atuação do Instituto. O projeto ajudará a aproximar artesãos de potenciais compradores, além de auxiliar na produção e divulgação das peças.
 

Autor(a): Eliana Lima



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