08 JUN 2021
O RN foi um dos estados nordestinos selecionados para receber recursos que serão injetados na implantação de um projeto piloto na área de transformação digital de empresas.
O projeto Transforma RN recebeu R$ 1,5 milhão como prêmio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Trata-se de um projeto concebido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD), Fiern, AGN (Agência de Fomento do Estado), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Sebrae potiguar, que é a unidade operacional executora.
Quinta-feira (10), o presidente da ABDI, Igor Calvet, vem a Natal consolidar a parceria e conhecer de perto o que está sendo desenvolvido por essa rede de instituições através do Transforma RN.
O protótipo do projeto que será apresentado cria ferramentas e um modelo de atendimento às pequenas empresas, voltado basicamente para a ampliação da produtividade e da transformação digital nessas empresas do segmento de alimentos e bebidas das regiões de Natal, Mossoró e Caicó, que possuem a maior concentração de indústrias.
Gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt explica:
- Focamos na indústria de alimentos e bebidas pela grande relevância, pelo número de unidades e pela articulação com esse segmento.
Formato
Nessa etapa de prototipagem, já estão sendo atendidas 50 pequenas indústrias, selecionadas por um processo de inscrição. Foram realizados diagnósticos de transformação digital que abordam oito dimensões e uma pesquisa para mensurar o nível de produtividade da empresa, além de mentorias com o intuito de atuar junto à mentalidade do empresário acerca da transformação digital para assim elencar prioridades.
Autor(a): Eliana Lima