Tecnologia

RN Mais Vacina compartilha dados com Ministério da Saúde

05 FEV 2021

Foto: Reprodução website

O RN Mais Vacina está totalmente integrado às plataformas do Datasus e do Ministério da Saúde, deixando o Rio Grande do Norte como o primeiro estado brasileiro totalmente integrado ao sistema do governo federal. 

Essa interligação garante o repasse, automático, das informações de todo o processo de vacinação que está em andamento no Rio Grande do Norte para o governo federal, de forma ágil e transparente. Esse processo teve início desde a construção da plataforma potiguar, com reuniões e repasse de informações entre a equipe do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – Lais/UFRN – Secretaria de Saúde Público do Estado – Sesap – e do próprio Datasus e agora resulta na interligação dos dados. 

Com a conclusão de compartilhamento de dados com o Datasus e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), as informações sobre imunização em todo o território potiguar passam a integrar à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) - plataforma nacional de interoperabilidade de dados em saúde.

“O sistema potiguar está todo interligado às plataformas do Governo Federal, garantindo uma interface importante. De acordo com o coordenador do Lais, Ricardo Valentim, o RN Mais Vacina vem se consolidando, com seu nível de complexidade e é resultado de uma parceria entre o LAIS/UFRN, IFRN, a SESAP, o MPRN, as prefeituras municipais, mas também, com a participação fundamental da sociedade e da imprensa. 

Todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte já estão integrados ao sistema no módulo gestor, o que possibilita que cada uma das gestões municipais faça o controle de todo o processo de imunização da população local.  

Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde Pública - Caop Saúde – a promotora Kalina Filgueira, o RN Mais Vacina é uma importante ferramenta para o controle e monitoramento de todo o processo de vacinação no Estado do RN, contribuindo com o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, como órgão de fiscalização e controle de políticas públicas de saúde. 

Fonte: LAIS/UFRN



últimas notícias