22 AGO 2024
O Rio Grande do Norte ficou entre os piores índices no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios deste ano. Trata-se de um sistema de avaliação da administração pública.
Estados e municípios das regiões Norte e Nordeste seguem como os piores. Lembrar que são estados em sua maioria governados por partidos de esquerda.
Os dados sociais e econômicos levan- tados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) reforçam a demanda por ações para reduzir a desigualdade regional no país. O levantamento, feito em parceria com Seall e Tendências Consultoria, avalia o desempenho dos municípios e estados em “pilares estratégicos" como educação, segurança pública, finanças, inovação, entre outras.
A capital catarinense ocupa a primeira posição no ranking pelo segundo ano consecutivo, estando no “top 10”. De estados, São Paulo é o mais competitivo do país pela 13ª vez. Os estados do Norte e Nordeste só aparecem na lista a partir da 11ªe 12ª posições, com Amazonas e Paraíba, destaca o jornal Valor Econômico.
A região Norte responde pelas piores colocações de estados. Dos cinco piores resultados, o RN só perde para Roraima, Amapá e Acre.
O RN é o pior do Brasil em “solidez fiscal” e “sustentabilidade ambiental”. Na segurança pública, surpreende: é a 9ª melhor avaliada entre as Federações brasileiras. Em inovação, posiciona-se bem, em 10° lugar. Talvez pela atuação da UFRN com o incentivo do Metrópole Digital.
Diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros defende que os governadores aproveitem o ranking como “bússola” para orientar a definição e a forma de execução de políticas públicas.
Autor(a): BZN