Cidade

RN passa a ser um dos estados integrantes do Polo Sebrae de Referência em Liderança

24 NOV 2022

Foto: Reprodução/Moraes Neto

O Rio Grande do Norte passa a compor um movimento nacional com uma agenda única para desenvolver ações e fortalecimento de líderes. Esse será o resultado da entrada do Sebrae no Rio Grande do Norte no projeto Polo de Liderança, cuja base fica no Paraná e conecta outras unidades interessadas no desenvolvimento dessa área. Com isso, o estado passa a contar, de forma inédita, com um centro de referência em conhecimento, desenvolvimento de estudos e soluções no campo da liderança. O objetivo do projeto é preparar e conectar lideranças institucionais, políticas e empresariais, que atuam no contexto do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas e do empreendedorismo para construir um desenvolvimento sustentável em todo Brasil. O lançamento do projeto no estado ocorreu nesta quarta-feira (23), na sede do Sebrae-RN, em Natal.

O projeto polos nacionais de referência foi idealizado pelo Sebrae Nacional, destacando o protagonismo e expertise de determinado estado com uma cadeia produtiva ou área específica. A partir do polo, esse estado conecta os demais interessados em atuação semelhante de maneira integrada. O do RN, por exemplo, é o Polo Sebrae de Referência em Energias Renováveis. Criado pelo Sebrae no Paraná, o Polo de Liderança é uma estratégia de atuação do sistema Sebrae para atuar com os diversos perfis de líderes do país.

O lançamento do projeto no Rio Grande do Norte reuniu mais de 200 pessoas, incluindo prefeitos, secretários municipais, vice-prefeitos, ADs (Agentes de Desenvolvimento) e colaboradores do Sistema Sebrae. O diretor técnico, João Hélio Cavalcanti, destacou o papel essencial dos líderes na transformação do cenário nacional. “Em nome do Sebrae, me sinto muito orgulhoso da caminhada que estamos fazendo. Quando temos líderes bem preparados, que possam nos provocar, para que junto com vocês, diante de uma realidade que vocês vivem, possamos caminhar juntos. Diante dessa realidade, é possível que possamos transformá-la no futuro que queremos alcançar” reforça João Hélio.

Ele enfatiza ainda o papel disseminador do programa Polo de Liderança: “Ter líderes em cada município é determinante para aquilo que queremos, enquanto defesa e apoio às micro e pequenas empresas”, reitera.

Metodologias do polo

Será aplicada no RN a solução do Polo Leme da Liderança Cívica. O lançamento contou com apresentações culturais e palestras sobre o futuro da liderança. O diretor superintendente do Sebrae-RN, enalteceu o trabalho de fortalecimento das políticas públicas encabeçado pelo Sebrae em todo o Rio Grande do Norte. “Em 2022 a gente estruturou a área de políticas públicas, contratamos um grande número de consultores e estimulamos nossos agentes. Estamos aderindo ao Polo de Liderança, apesar do Sebrae-RN ter sido convidado para ser um dos fundadores do Polo.

Estruturamos o projeto líder no Geoparque Seridó com seis municípios: Lagoa Nova, Currais Novos, Cerro Corá, Acari, Carnaúbas e Parelhas”, relata Melo, lembrando que neste ano foi desenvolvido um grande projeto chamado Sala do Empreendedor, que está sendo desenvolvido com a Assembleia Legislativa e pretende estar presente em todos os 167 municípios do RN. “Nós temos 77 salas em funcionamento e planejamos chegar a 125 até o final do ano”, completa Melo.

O diretor superintendente também lembrou as parcerias do novo programa: “Temos vários parceiros no projeto Polo de Liderança, como outras instituições, lideranças da área empresarial rural e de outros segmentos.” O programa Polo de Liderança busca preparar as pessoas para exercerem as funções de liderança nas empresas, no contexto institucional de representação empresarial e no âmbito da liderança dos agentes públicos engajados nas ações de melhoria do ambiente de negócios.

Duas metodologias do Polo serão aplicadas, inicialmente, em onze municípios participantes do projeto Cidade Empreendedora: João Câmara, Lagoa de Pedras, Arez, Passa e Fica, Serra de São Bento, Acari, Sítio Novo, Tibau, Baraúna, Monte Alegre e São Rafael. As turmas receberão capacitações como “Farol da liderança Jovem” e “Liderança Cívica”. O Polo atuará com o portfólio de Soluções que serão disponibilizadas pelo Sebrae do Rio Grande do Norte ao longo do ano.

Autor(a): Marcos Pinto
Fonte: Agência Sebrae de Notícias



últimas notícias