01 AGO 2025
O comentarista, economista e liberal conservador Rodrigo Constantino anunciou nesta sexta-feira (1º) que o ministro Alexandre de Moraes acatou petição apresentada por sua defesa e liberou suas redes sociais, que estavam bloqueadas por ordem do STF.
A declaração foi feita por meio do perfil no X (antigo Twitter), onde ele escreveu: “Essa conta oficial voltará! Alexandre de Moraes acatou petição do meu advogado e liberou minhas redes. Fim da censura!”
Constantino era alvo de decisões no âmbito do inquérito das fake news e da tentativa de golpe de 8 de janeiro, que levaram ao bloqueio de suas contas em redes como Rumble, bem como à suspensão de seu passaporte e ao congelamento de suas contas bancárias.
Em julho, Moraes autorizou o desbloqueio de suas contas bancárias, mas até agora não há confirmação oficial do Supremo sobre a liberação de suas redes sociais.
O comentarista mora nos Estados Unidos e tem criticado duramente o STF, especialmente Moraes, por medidas que considera abusivas. Ele afirma que sua defesa apresentou argumentos com base na liberdade de expressão e na jurisprudência internacional sobre redes sociais.
Autor(a): BZN