Economia

Sebrae lança plataforma para facilitar empreendedor a obter financiamento

18 MAR 2024

Foto: Agência Sebrae

O Sebrae no Rio Grande do Norte colocou no ar uma nova plataforma para sanar um dos principais gargalos enfrentados por donos de pequenas empresas, o acesso ao crédito. Denominada Crédito Já, a ferramenta busca ajudar os empreendedores potiguares a negociar com instituições financeiras e conseguir crédito de forma simplificada e rápida. A plataforma consiste em uma solução integrada para transações financeiras entre instituições e empresas, funcionando como um facilitador de acesso a linhas de crédito disponíveis no mercado. O Crédito Já agrega produtos de bancos, cooperativas de crédito e fintechs, que mantêm operações no estado, além de outros serviços para o público empresarial. A ferramenta já está disponível, mas o lançamento oficial ocorrerá em breve.

A plataforma é uma evolução do portal de crédito, lançado no período da pandemia, que foi inteiramente reestruturado para funcionar como um facilitador e aproximar quem busca crédito de várias instituições financeiras simultaneamente, além de disponibilizar serviços essenciais à gestão financeira do negócio. A ideia é conectar os empreendedores a mais de 34 parceiros financeiros, oferecendo uma ampla gama de produtos financeiros de diferentes instituições.

A plataforma foi projetada para facilitar a jornada financeira dos empreendedores, oferecendo um Simulador de Crédito que ajuda a simplificar a decisão de opção ao crédito. Também apresenta as melhores taxas para empréstimos e financiamentos. Trabalha com uma rede de parceiros financeiros para garantir que os empreendedores encontrem a melhor opção para o negócio.

“De forma simples, funciona como um tipo de leilão automático, em que uma única demanda de crédito do empreendedor é repassada para todos os bancos, que por sua vez, apresentam as linhas de crédito adequadas para aquela solicitação”, compara a gestora de Crédito do Sebrae-RN, Ruth Maia.

A plataforma procura a melhor oferta de crédito para o perfil do empreendedor a partir de uma lista de instituições parceiras cadastradas. Nessa lista, ele vai entrar, solicitar e dizer o que quer, como quer, com garantia ou sem, e receber as propostas de cada instituição, podendo escolher ou conversar com os compatíveis. Em vez de ir de banco em banco, faz tudo isso rapidamente dentro da plataforma.

Vantagens

O Crédito Já oferece diferentes tipos de crédito, incluindo Financiamento Imobiliário e Crédito com Garantia de Imóvel. O Financiamento Imobiliário permite aos empreendedores adquirir seu imóvel empresarial com as melhores taxas do mercado, com prazos de até 420 meses e taxas a partir de 0.89% ao mês. Já o Crédito com Garantia de Imóvel permite aos empreendedores usar seu imóvel como garantia para obter taxas mais baixas. Este tipo de crédito oferece prazos de até 240 meses e taxas a partir de 0.99% ao mês.

A plataforma também oferece uma Consultoria Gratuita de Crédito e Finanças. Com a ajuda de um Agente de Crédito e Finanças do Sebrae, os empreendedores podem melhorar a gestão e a produtividade de seu empreendimento, lucrando e crescendo cada vez mais. A ferramenta também oferece um atendimento online gratuito. Os empreendedores podem agendar um atendimento online gratuito para tirar suas dúvidas, planejar suas finanças e entender melhor sobre crédito empresarial com especialistas que entendem do assunto.

A plataforma também possui um Quiz de Diagnóstico Financeiro. Este quiz avalia de forma rápida o nível de maturidade da empresa na esfera dos controles financeiros, visando identificar os gargalos e conceder um direcionamento aos empresários sobre as ações e produtos do Sebrae RN que podem ajudá-los a aumentar os resultados do seu negócio, melhorar seus lucros e se organizar financeiramente.

A Crédito Já também oferece uma Jornada de Finanças. Esta jornada ajuda os empreendedores a desvendar o caminho para o sucesso financeiro de sua empresa. Ao se cadastrar na plataforma, os empreendedores têm acesso a videoaulas, planilhas financeiras, e-books e outros conteúdos, como dicas, orientações e estratégias comprovadas.

Estrutura

A plataforma “Crédito Já” é uma ferramenta valiosa para os empreendedores que buscam aprimorar sua gestão financeira. Com sua ampla gama de serviços e recursos, a plataforma facilita o processo de obtenção de crédito, permitindo que os empreendedores se concentrem no que fazem de melhor: administrar seus negócios.

Para concretizar a proposta, o Sebrae lançou para conhecimento público, uma encomenda tecnológica, no intuito de selecionar uma empresa com expertise para desenvolver a plataforma e fez uma série de articulações com as principais instituições financeiras do país.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, vai servir para democratizar a orientação, planejamento financeiro e acesso a várias instituições que viabilizam o crédito. E diz também que o lançamento do Crédito Já está dentro do compromisso do Sebrae em apoiar os empreendedores e ajudá-los a alcançar o sucesso, mesmo não sendo uma instituição que oferece crédito. A plataforma é mais um passo em direção a esse objetivo, fornecendo aos empreendedores as ferramentas e recursos para uma melhor tomada de decisão rumo à prosperidade.

Autor(a): BZN
Fonte: Agência Sebrae de Notícias



últimas notícias